Polícia Civil lança podcast “Na Escuta”

Polícia Civil lança podcast “Na Escuta”
Divulgação PCMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Por ASCOM-PCMG 

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, na tarde desta sexta-feira (22/3), o podcast “Na Escuta”. Trata-se de um produto de comunicação desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da PCMG que traz entrevistas exclusivas com servidores que participaram dos bastidores de grandes investigações.

O primeiro de cinco episódios da primeira temporada do programa foi transmitido a 27 policiais civis que estão passando pelo Curso Técnico-Profissional, durante o Ciclo de Palestras 2024, que teve início na Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG) nesta sexta. A programação de hoje também contou com outras duas palestras: “Planejamento de Operações”, ministrado pela investigadora Camila Ramos Cobucci; e “A Importância dos Detalhes na Investigação Criminal”, apresentado pelo investigador Douglas Eustáquio da Silva Viana.

 

Na Escuta

Em 2010, a PCMG prendeu Marcos Antunes Trigueiro, o Maníaco de Contagem, condenado por cinco homicídios contra mulheres com o mesmo perfil, ficando conhecido como assassino em série. O primeiro episódio do “Na Escuta” traz detalhes da investigação do caso, com entrevistas do delegado Frederico Abelha, atual chefe de Gabinete da Chefia da Polícia Civil, e da investigadora Lídia Mary de Oliveira, lotada na Coordenação de Operações com Cães (COC).

Durante o lançamento, o porta-voz da Polícia Civil, delegado Saulo de Tarso Gonçalves da Silva Castro, destacou a relevância do projeto para a imagem institucional da PCMG. "O podcast é, sem dúvida, um marco na comunicação da Polícia Civil. O lançamento do produto visa enaltecer o trabalho investigativo de excelência que a instituição desenvolve com qualificação continuamente e, também, promover a valorização profissional de nossos servidores por meio de entrevistas e relatos aprofundados", disse.

Na ocasião, a jornalista Luiza Galvão, servidora da Ascom e uma das idealizadoras e produtoras do “Na Escuta”, compartilhou a experiência de desenvolvimento do projeto pioneiro. "A experiência de produzir esse podcast foi muito enriquecedora. Ter a oportunidade de saber mais sobre casos de repercussão na mídia tão marcantes, sob a ótica de quem, de fato, investigou, foi algo inédito", contou. "E acredito que é isso que também tentamos levar para o grande público, o privilégio de conhecer detalhes e técnicas que muitas vezes não são apresentadas em matérias jornalísticas convencionais, trazendo um novo olhar sobre a importância e expertise da Polícia Civil de Minas Gerais", completou.

O investigador em formação, Conrado Rodrigues Saraiva, ressaltou, que nesse primeiro episódio, a participação da investigadora recém-formada o marcou. "Ela não tinha muita experiência de campo, foi muito corajosa em aceitar essa missão e conseguiu concluir com êxito. Na hora de identificar a possível localização do autor, ela não sabia que ele estava lá, mas conseguiu sentir, então a participação dela foi excepcional, e com isso a Polícia Civil resolveu esse problema, que na época, era de gravidade imensa”. Saraiva afirma, ainda, que assistirá aos próximos episódios e que acredita que o podcast poderá ajudar bastante quem está iniciando agora a carreira a conhecer ainda mais o trabalho da instituição.

Confira abaixo, em sua plataforma de preferência, o primeiro episódio do “Na Escuta”:

-> Youtube

-> Spotify

-> Deezer

 

Participaram da criação/produção do podcast: Camila Madeira, Luiza Galvão, Muriel Ramalho, Naiana Andrade, Nathália Araújo e Saulo Castro.