Piñera ordenou para os passageiros pularem antes do helicóptero cair no Chile
O ex-presidente do Chile morreu afogado; os outros três passairos a bordo sobrevieram ao acidente, incluindo sua irmã
Itatiaia Por Frederico Gandra
O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, ordenou que os passageiros pulassem do helicóptero que pilotava antes da sua queda fatal em um lago.
De acordo com a autópsia, ele morreu afogado com uma asfixia por submersão na água. Os outros três passageiros a bordo sobreviveram ao acidente.
A sua irmã, Magdalena Piñera, é uma das sobreviventes. Ela relatou à imprensa chilena que Sebastián Piñera permaneceu no helicóptero na tentativa de retomar o controle da aeronave.
Segundo ela, se o irmão pulasse junto com os outros passageiros, o helicóptero poderia cair em cima deles.
No entanto, ao tentar abandonar a aeronave, Piñera ficou preso no cinto de segurança. Apesar dos esforços para se soltar, acabou se afogando no lago.
O helicóptero ficou submerso a 40 metros de profundidade, segundo a imprensa local.
Lós Ríos é uma região de vaneio a 920 km de Santiago, onde se encontra o Lago Ranco.
A queda ocorreu em condições climáticas adversas, com chuva e ventos fortes. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades chilenas.
Luto
Empresário bilionário, Piñera havia completado 74 anos em 1º de dezembro e era conhecido por pilotar seu próprio helicóptero, inclusive no dia das eleições.
Sebastián Piñera (1949-2024) foi presidente do Chile em duas oportunidades, entre 2010-2014 e 2018-2022, sendo o primeiro governante de direita eleito no páis desde o fim do regime militar de Augusto Pinochet, que começu em 1973.
O ex-presidente terá as honras de um velório de chefe de Estado pelo governo do presidente de esquerda, Gabriel Boric. O funeral está previsto para sexta-feira (9).
O Chile decretou luto nacional de três dias, com honras de Estado e suspensão de eventos comemorativos. O governo determinou bandeiras a meio mastro e a realização de um funeral de Estado.
Quem era Sebastián Piñera?
Sebastián Piñera era um economista formado pela Universidade de Harvard, empresário bilionário e ex-presidente do Chile.
Ele foi um dos homens mais ricos do país, com investimentos em diversos setores, incluindo finanças, mídia, aviação e futebol. Filho de um ex-embaixador, destacou-se como o único grande empresário chileno abertamente opositor ao regime militar de Pinochet.
Após entrar na política, Piñera foi eleito senador em 1989 e posteriormente tornou-se presidente da Renovação Nacional (RN).
Em 2010, foi eleito presidente do Chile, liderando a reconstrução após um terremoto e o resgate dos mineiros no Deserto do Atacama.
Seu segundo mandato (2018-2022) foi marcado por protestos sociais em 2019, levando à aprovação de um referendo para uma nova Constituição.
Piñera enfrentou críticas pela resposta do governo aos protestos, que incluíram acusações de violações de direitos humanos.
Sob pressão popular, concedeu algumas reformas sociais e convocou um plebiscito para uma nova Constituição, aprovado em 2020.
Seu mandato foi sucedido pelo presidente Gabriel Boric, que era opositor de Piñera, em 2022. Até janeiro de 2024, a nova constituição chilena ainda está em discussão.
*Com informações de AFP e CNN
Comentários do Facebook