O que se sabe sobre a explosão de dois aviões em aeroporto no Japão?

O que se sabe sobre a explosão de dois aviões em aeroporto no Japão?
vião da Japan Airlines em chamas após colisão no aeroporto Haneda, em Tóquio, no Japão STR/AFP
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Japan Airlines e Guardo Costeira afirmam que receberam autorização para usar a pista antes do acidente

Fonte: Itatiaia  Por  

Investigadores japoneses tentam identificar as causas da colisão de dois aviões na pista do aeroporto de Haneda, em Tóquio, depois que a companhia aérea Japan Airlines afirmou que a aeronave foi autorizada a pousar pela torre de controle.

O acidente, nessa terça-feira (3), causou cinco mortos no turboélice da Guarda Costeira, que ia decolar para levar ajuda às zonas afetadas pelo terremoto que atingiu o Japão na segunda-feira (1).

As vítimas foram mortas devido ao incêndio causado pela colisão. O avião estava cheio de combustível e influenciou a explosão. Somente o piloto da Guarda Costeira sobreviveu, mas está gravemente ferido.

O Airbus A350 da Japan Airlines conseguiu evacuar rapidamente os 379 passageiros com tobogãs infláveis, antes do incêndio consumir a aeronave.

Ninguém morreu a bordo do voo comercial. Ao todo, 17 pessoas ficaram feridas após o acidente.

Dezenas de caminhões de bombeiros tentaram conter o incêndio, que demorou oito horas para ser controlado.

Os destroços carbonizados do avião da Guarda Costeira (um Dash 8 canadense) permaneciam na pista do aeroporto de Haneda, nesta quarta-feira (03).

 

Paciência

O passageiro voo 516 da Japan Airlines, Satoshi Yamake, disse à CNN que tudo parecia normal durante o pouso até que viu um incêndio.

“Aterrissamos normalmente, não sentimos choque nem nada”, disse Yamake, de 59 anos, no aeroporto de Haneda.

Ele disse que viu o incêndio momentos antes do anúncio para evacuar o avião.

“Sentimos um pouco de fumaça, mas os passageiros não entraram em pânico”, acrescentou Yamak.

“Eu não estava realmente com medo. Como já pousamos, pensei que o avião provavelmente não explodiria a essa altura. Nós ficaríamos bem, desde que todos saíssem do avião de maneira ordenada”, concluiu.

Segurança

As companhia aéreas devem ter a capacidade de evacuar todos os passageiros e tripulantes de um avião em 90 segundos.

A Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) obriga os fabricantes a projetarem aviões que possibilitem a retirada de pessoas dentro desse prazo, e os tripulantes são treinados para cumprir o protocolo.

Doug Drury, especialista da Universidade Central Queensland, da Austrália, disse à AFP que o procedimento da Japan Airlines foi realizado de forma “impecável”.

“Um fator-chave é que ninguém tentou levar a bagagem de mão. Já houve vários acidentes mortais no passado, porque pessoas pegaram suas bagagens na cabine” e atrasaram a evacuação, destacou o especialista.

O sucesso da evacuação é atribuído à rigorosa cultura de segurança da Japan Airlines.

 

Acidentes aéreos são extremamente raros no Japão. O mais grave ocorreu em 1985, quando um avião da Japan Airlines caiu entre Tóquio e Osaka, matando 520 pessoas.

A companhia aérea foi profundamente influenciada pelo acidente (voo 123) e fez melhorias significativas nos protocolos de segurança da empresa, que hoje é classificada como uma das mais seguras do mundo.

Permissão para pousar

Um diretor da Japan Airlines indicou que o voo JAL516 recebeu permissão para aterrissar antes da colisão.

Uma gravação da torre de controle - consultada no portal LiveATC.net, que transmite ao vivo as orientações - parece apoiar esta versão.

“Japan 516, continue a aproximação”, disse um controlador quatro minutos antes do acidente.

 

A emissora japonesa NHK informou que a torre de controle pediu ao avião da Guarda Costeira esperar a decolagem fora da pista.

Um funcionário da Guarda Costeira disse, no entanto, que o piloto sobrevivente também recebeu permissão para decolar na pista.

Japan Airlines, a Guarda Costeira e o Ministério dos Transportes japonês ainda não se pronunciaram, já que há uma investigação em curso.

A Airbus, fabricante do avião da JAL, anunciou que vai enviar uma equipe de especialistas para ajudar nos interrogatórios envolvendo o caso.

A Junta de Segurança de Transporte do Japão (JTSB) disse que foram encontrados a gravação do avião da Guarda Costeira, mas que os registros do voo da Japan Airlines ainda estão sendo procurados.

*Com informações da CNN e AFP