PF liberta 4 estrangeiros mantidos como escravos em fazendas do MS

PF liberta 4 estrangeiros mantidos como escravos em fazendas do MS
Os trabalhadores estavam isolados em meio à mata, impossibilitados de deixar o local Foto: Polícia Federal

Os trabalhadores estavam isolados em meio à mata, impossibilitados de deixar o local

O Tempo   Por Renato Alves

 

BRASÍLIA - Policiais federais brasileiros resgataram quatro estrangeiros mantidos como escravos em duas fazendas de Corumbá (MS), em uma região próxima à tríplice fronteira do Brasil, Bolívia e Paraguai.

Os estrangeiros foram encontrados isolados em meio à mata, impossibilitados de deixar o local e vivendo em condições degradantes de trabalho e moradia, de acordo com a PF. 

Eles estavam em um barraco de madeira com apenas um cômodo, sem água encanada nem sequer banheiro. Também não contavam com energia elétrica nem qualquer tipo de sistema de comunicação.

O resgate ocorreu nesta terça-feira (6), durante a Operação Tembiguairamo, deflagrada para combater o tráfico internacional de pessoas para trabalho escravo. A PF não informou a nacionalidade dos trabalhadores escravizados.

A operação foi feita em conjunto o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego e a Polícia Militar do MS, com três mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Corumbá. 

“As investigações prosseguem e novas operações podem ser deflagradas a qualquer momento para assegurar a punição dos responsáveis e a proteção das vítimas”, afirmou a PF em nota.