Parque Nacional da Serra do Cipó fechado indefinidamente para visitação

Parque Nacional da Serra do Cipó fechado indefinidamente para visitação
Foto ilustrativa
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Decisão é consequência da greve dos servidores do meio ambiente, que reivindica melhorias nas condições de trabalho e reestruturação de carreira.

Por Tribuna de Minas 

A visitação no Parque Nacional da Serra do Cipó será suspensa por tempo indeterminado a partir deste sábado (6). A medida é consequência da greve dos servidores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), iniciada na segunda-feira (1). A paralisação envolve profissionais da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do Plano Especial de Cargos do MMA. A categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho, a realização de novos concursos públicos e a reestruturação da carreira.

De acordo com a Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), a greve foi organizada após oito meses de negociações infrutíferas com o Governo Federal. O movimento é uma resposta ao comunicado formal do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) sobre o encerramento das negociações sem a concretização de um acordo com os servidores.

Além do Parque Nacional da Serra do Cipó, a greve afeta servidores federais do meio ambiente em 20 estados e no Distrito Federal. Movimentos grevistas já haviam sido iniciados nos estados do Acre, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte desde o dia 24 de junho.

A Ascema aponta que a paralisação foi motivada pelo desestímulo dos servidores diante da discrepância entre as responsabilidades exercidas e a remuneração recebida. Segundo a associação, os servidores desempenham funções de regulação, auditoria, gestão de políticas públicas, licenciamento e fiscalização, mas não são adequadamente compensados por essas atividades.

Histórico de Negociações

Desde a primeira quinzena de junho, quando o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) encerrou as negociações salariais com os servidores ambientais, havia a possibilidade de greve. O ministério informou, na ocasião, que o governo atingiu o “limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer” aos servidores.

Impactos no parque

O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é conhecido por suas paisagens naturais e biodiversidade, e é um destino importante para o turismo e a conservação ambiental. A suspensão da visitação representa um impacto significativo tanto para o turismo local quanto para a proteção do patrimônio natural da região.

A paralisação dos servidores ambientais, incluindo aqueles do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro e do MMA, reflete a gravidade da situaçãoenfrentada pelo setor ambiental no Brasil.