Parque Nacional da Serra do Cipó fechado indefinidamente para visitação
Decisão é consequência da greve dos servidores do meio ambiente, que reivindica melhorias nas condições de trabalho e reestruturação de carreira.
Por Tribuna de Minas
A visitação no Parque Nacional da Serra do Cipó será suspensa por tempo indeterminado a partir deste sábado (6). A medida é consequência da greve dos servidores do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), iniciada na segunda-feira (1). A paralisação envolve profissionais da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (CEMA) e do Plano Especial de Cargos do MMA. A categoria reivindica melhorias nas condições de trabalho, a realização de novos concursos públicos e a reestruturação da carreira.
De acordo com a Associação Nacional dos Servidores de Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema), a greve foi organizada após oito meses de negociações infrutíferas com o Governo Federal. O movimento é uma resposta ao comunicado formal do Ministério da Gestão e Inovação (MGI) sobre o encerramento das negociações sem a concretização de um acordo com os servidores.
Além do Parque Nacional da Serra do Cipó, a greve afeta servidores federais do meio ambiente em 20 estados e no Distrito Federal. Movimentos grevistas já haviam sido iniciados nos estados do Acre, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte desde o dia 24 de junho.
A Ascema aponta que a paralisação foi motivada pelo desestímulo dos servidores diante da discrepância entre as responsabilidades exercidas e a remuneração recebida. Segundo a associação, os servidores desempenham funções de regulação, auditoria, gestão de políticas públicas, licenciamento e fiscalização, mas não são adequadamente compensados por essas atividades.
Histórico de Negociações
Desde a primeira quinzena de junho, quando o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) encerrou as negociações salariais com os servidores ambientais, havia a possibilidade de greve. O ministério informou, na ocasião, que o governo atingiu o “limite máximo, do ponto de vista orçamentário, do que é possível oferecer” aos servidores.
Impactos no parque
O Parque Nacional da Serra do Cipó, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é conhecido por suas paisagens naturais e biodiversidade, e é um destino importante para o turismo e a conservação ambiental. A suspensão da visitação representa um impacto significativo tanto para o turismo local quanto para a proteção do patrimônio natural da região.
A paralisação dos servidores ambientais, incluindo aqueles do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro e do MMA, reflete a gravidade da situaçãoenfrentada pelo setor ambiental no Brasil.
Comentários do Facebook