Minas Gerais recebe novas ambulâncias para reforço do SAMU 192; confira os municípios

Minas Gerais recebe novas ambulâncias para reforço do SAMU 192; confira os municípios
Os municípios contemplados pelo Ministério da Saúde receberão Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) Foto: Divulgação/ SAMU
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Na próxima segunda-feira (19 de agosto), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste (CIS-URG Oeste) iniciará a distribuição dessas ambulâncias

O Tempo   Por Deanne Gherardi

 

O Ministério da Saúde doou 29 viaturas para reforçar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na região da Macro Oeste de Minas Gerais. Na próxima segunda-feira (19 de agosto), o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Oeste (CIS-URG Oeste) iniciará a distribuição dessas ambulâncias para os municípios beneficiados. As viaturas chegaram a Divinópolis no dia 11 de agosto e passaram por um processo completo de preparação antes de estarem prontas para entrar em operação.

Os municípios contemplados pelo Ministério da Saúde receberão Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Candeias, Carmópolis de Minas, Dores do Indaiá, Itaguara, Itapecerica, Martinho Campos, Pará de Minas, Pitangui, Santo Antônio do Amparo e Santo Antônio do Monte receberão as Unidades de Suporte Básico. Já as cidades de Campo Belo, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Luz, Nova Serrana e Oliveira receberão tanto as Unidades de Suporte Básico quanto as Unidades de Suporte Avançado. Além disso, Lagoa da Prata e Pará de Minas serão contempladas com Unidades de Suporte Avançado.

Essas novas ambulâncias prometem melhorar a segurança dos pacientes. O Secretário Executivo do CIS-URG Oeste, José Márcio Zanardi, destacou a importância da renovação da frota. "Em virtude das recomendações da Lei Eleitoral não faremos evento, mas não deixaremos de registrar esse momento histórico para o CIS-URG Oeste, uma vez que a renovação da frota é a realização de uma necessidade para a garantia da qualidade da assistência prestada pelo SAMU 192. Agradecemos ao Governo Federal e a Secretaria de Estado de Saúde por viabilizarem a renovação de nossa frota”, declarou Zanardi.