Juruaia planeja ser a "Itu da lingerie" como marketing para atrair turistas

Juruaia planeja ser a
Juruaia expõe o maior sutiã do Brasil em praça pública — Foto: Aciju / Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Cidade mineira tem o maior suitã do mundo como cartão-postal instagramável e muitas lojas

Por O Tempo 

'

Há 30 anos, Juruaia, no sul de Minas, descobriu sua vocação turística. De lá para cá, investiu em design e tecnologia e se tornou a “Capital da Lingerie”. Em um movimento contrário ao uso da tecnologia CGE, em imagens FOOH (Fakke Out of Home, em formato 3D), a cidade está apostando no marketing turístico do gigantismo real e ser a "Itu da lingerie", referência à cidade paulista conhecida pelos exageros.

A cidade ganhou notoriedade em 2015 ao apresentar o maior sutiã do Brasil,com 5,06 m de altura e 15,76 m de largura e a maior calcinha fio dental do Brasil, com 5 m de altura e 6 m de largura, ambos com recorde homologados pelo RankBrasil, em estruturas físicas e reais.

"Apostar na estratégia de Out of Home foi uma surpresa para a a cidade, tínhamos como objetivo alcançar notoriedade, apresentar Juruaia para o Brasil, fortalecer nossa imagem no mercado e solidificar nossa trajetória, e a repercussão engrandeceu ainda mais o projeto. Nossas peças, em tamanho gigante, viraram pontos turísticos e se tornaram espaços para ações temáticas”, explica a presidente da Associação Comercial de Juruaia (Aciju), Tânia Mara Rezende. 

O maior sutiã do Brasil já se vestiu de poder feminino, pelas mãos do grafiteiro Luís Henrique Sniffo que, com sprays de diversas cores, deu vida a vários rostos que simbolizavam o poder feminino. No mês da luta contra o câncer de mama, o sutiã gigante foi delicadamente decorado com tons de rosa e laços, honrando a campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e, para celebrar a Copa do Mundo,  peça íntima levou as cores vibrantes da bandeira brasileira.

Já a maior calcinha do Brasil, lançada em 2023, também se tornou um ponto turístico e instagramável da cidade e estará presente na 27ª edição da Felinju, que neste ano acontece de 14 a 16 de março. Os próximos passos são abrir espaços para as marcas realizarem ações utilizando as peças gigantes e a criação de nova peça, mas ainda sem data de lançamento, que também deve surpreender pelo tamanho. 

Além da Felinju, o maior evento no segmento de moda íntima do país, o destaque é o desfile e encontro de carros de boi, em outubro. A cidade também é uma boa opção para a prática de ecoturismo. No entorno, estão cachoeiras de tirar o fôlego, como as da Eufrásia e da Itupava, que proporcionam banhos refrescantes e atraem cada vez mais turistas.