Juiz de Fora completa quase 30 dias sem chuva e tem recorde histórico de temperatura em maio

Juiz de Fora completa quase 30 dias sem chuva e tem recorde histórico de temperatura em maio
Previsão do tempo, calor, juiz de fora, sol, Rio Paraibuna — Foto: Juliana Netto/g1

Cidade não registra precipitações desde o dia 26 de abril. Médias de mínimas e máximas estão 5º C acima da média. Situação deve mudar no fim de semana, com aproximação de uma frente fria.

Por Juliana Netto, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

26 de abril de 2024. Este foi o último dia de registro de chuva em Juiz de Fora, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De lá para cá, a cidade vem enfrentando dias secos e altas temperaturas.

Dados do Inmet apontam que o maio de 2024 avança para ser o mês com média mais alta de temperatura na história da aferição, iniciada em 1973.

 

“Esse mês de maio, de acordo com as aferições dos termômetros, é o mês de maio mais quente desses registros, que começaram em 1973. Vamos esperar até dia 31 para fechar o mês, mas, até o momento, é o mais quente dos registros. A temperatura média está a 5 graus acima do normal”, explicou o climatologista Renan Tristão.

Mínimas e máximas impressionam

 

No dia 13 de maio, por exemplo, a cidade teve temperatura máxima de 29,5 ºC, sendo o segundo maior registro para um mês de maio. No mesmo dia, a mínima foi 20 ºC, maior mínima já registrada para o mês.

A causa tem relação com o bloqueio atmosférico, em atuação desde o fim de abril, que limitou as diferentes frentes frias a avançarem para o Sudeste do Brasil. Em contrapartida, ao ficarem estacionadas no Rio Grande do Sul, as frentes provocaram o excesso de chuvas no estado, causando as inundações históricas.

 

Previsão de mudanças

 

A situação, no entanto, tende a mudar nos próximos dias a partir do avanço de uma frente fria, que provocará aumento de nebulosidade no Campo das Vertentes e na Zona da Mata, podendo inclusive provocar chuva isolada nestes setores.

A previsão do Inmet é que o fim de semana tenha céu claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada. Embora as temperaturas máximas ainda continuem altas, a mínima deve sofrer queda, marcando até 9