Inmet publica alerta de tempestade com granizo para esta sexta em Juiz de Fora

Inmet publica alerta de tempestade com granizo para esta sexta em Juiz de Fora
Foto: Felipe Couri
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Previsão indica que chuvas moderadas a fortes podem ocorrer principalmente no período da tarde e noite

Tribuna   Por Nayara Zanetti

 

Um alerta de tempestade para Juiz de Fora foi emitido nesta sexta-feira (18). Segundo aviso publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade pode registrar chuva entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Além disso, o Instituto sinalizou o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. A previsão aponta que a queda d’água deve acontecer nos períodos da tarde e da noite.

De acordo com o Inmet, o tempo instável desta sexta tem relação com a intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas impulsionadas pelo calor, disponibilidade de umidade e padrão dos ventos em níveis médio e alto da atmosfera, resultando na grande chance de chuva moderada a forte na Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Oeste e Sul do estado. 

Em Juiz de Fora, o céu fica parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. O alerta vale até às 23h59 de sábado (19)com possibilidade de ser renovado. Em relação à temperatura, a mínima fica entre 17 e 19 graus, enquanto a máxima deve ser entre 18 e 30 graus. Na última quinta-feira (17), o Inmet registrou máxima de 29,5 graus na cidade.

Além de JF, o Inmet também emitiu comunicado para mais de 400 cidades mineiras, incluindo municípios da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.

Orientações do Inmet: 

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).