Juiz de Fora inicia testes com primeiro ônibus urbano elétrico do transporte coletivo
Inicialmente, as experiências serão realizadas com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas poderão contar com o veículo posteriormente. Durante esse período, o carro passará por avaliação de desempenho, eficiência energética e impacto ambiental.
Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
A Auto Nossa Senhora de Aparecida (Ansal), uma das empresas responsáveis pelo transporte público de Juiz de Fora, iniciou, nesta segunda-feira (28), os testes com um ônibus elétrico na cidade.
O Attivi Integral, criado pela Marcopolo, tem capacidade para 80 passageiros, com 40 assentos e espaço para 40 pessoas em pé, além de autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.
Inicialmente, as experiências serão realizadas com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas poderão contar com o veículo posteriormente.
Durante esse período, o carro elétrico passará por avaliação de desempenho, eficiência energética e impacto ambiental.
Segundo o Consórcio Via JF, a iniciativa tem objetivo de promover a mobilidade sustentável e acessível e diminuir a emissão de gases poluentes.
Ônibus elétrico utilizado em Juiz de Fora — Foto: Consórcio Via JF/Divulgação
O ônibus
- Chamado de 'Attivi Integral', o veículo é o primeiro ônibus da Marcopolo com chassi próprio e 100% elétrico;
- O carro é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais;
- Além da potência do motor e o pouco tempo de recarga, o ônibus traz inovações que auxiliam os motoristas. Uma delas é o sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias para garantir a segurança;
- Outra é a direção hidráulica eletroassistida, que reduz o esforço do trabalhador com o volante e melhora a dirigibilidade, especialmente em baixas velocidades.
Comentários do Facebook