Juiz de Fora inicia testes com primeiro ônibus urbano elétrico do transporte coletivo

Juiz de Fora inicia testes com primeiro ônibus urbano elétrico do transporte coletivo
Ônibus elétrico utilizado em Juiz de Fora — Foto: Consórcio Via JF/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Inicialmente, as experiências serão realizadas com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas poderão contar com o veículo posteriormente. Durante esse período, o carro passará por avaliação de desempenho, eficiência energética e impacto ambiental.

Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

A Auto Nossa Senhora de Aparecida (Ansal), uma das empresas responsáveis pelo transporte público de Juiz de Fora, iniciou, nesta segunda-feira (28), os testes com um ônibus elétrico na cidade.

O Attivi Integral, criado pela Marcopolo, tem capacidade para 80 passageiros, com 40 assentos e espaço para 40 pessoas em pé, além de autonomia de até 280 km e tempo de carga de até 4 horas.

Inicialmente, as experiências serão realizadas com a linha 640 (Rodoviária/Rio Branco), mas outras rotas poderão contar com o veículo posteriormente.

Durante esse período, o carro elétrico passará por avaliação de desempenho, eficiência energética e impacto ambiental.

Segundo o Consórcio Via JF, a iniciativa tem objetivo de promover a mobilidade sustentável e acessível e diminuir a emissão de gases poluentes.

Ônibus elétrico utilizado em Juiz de Fora — Foto: Consórcio Via JF/Divulgação

Ônibus elétrico utilizado em Juiz de Fora — Foto: Consórcio Via JF/Divulgação

 

O ônibus

 

 

  • Chamado de 'Attivi Integral', o veículo é o primeiro ônibus da Marcopolo com chassi próprio e 100% elétrico;
  • O carro é desenvolvido totalmente no Brasil, predominantemente com itens fabricados por empresas nacionais;
  • Além da potência do motor e o pouco tempo de recarga, o ônibus traz inovações que auxiliam os motoristas. Uma delas é o sistema de supressão de incêndio nos compartimentos das baterias para garantir a segurança;
  • Outra é a direção hidráulica eletroassistida, que reduz o esforço do trabalhador com o volante e melhora a dirigibilidade, especialmente em baixas velocidades.