Fogo em MG: bombeiros combatem incêndio em 11 unidades de conservação nesta quinta (5)

Os parques Estadual da Serra do Brigadeiro (Zona da Mata) e Estadual Serra do Ouro Branco (Central) estão entre os atingidos
Pelo menos 11 unidades de conservação estão em chamas em Minas Gerais. Na Zona da Mata, os bombeiros retomam nesta quinta-feira (5) o combate a um incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro.
Os incêndios podem ser criminosos visto que haviam sido apagados e na tarde de ontem (4) e novos focos apareceram na região. Bombeiros, voluntários, brigadistas e várias outras pessoas estão empenhadas em extinguir as chamas.
Na cidade histórica de Mariana, região Central do estado, os bombeiros tentam, pelo quinto dia, controlar um incêndio na Área de Proteção Ambiental do Seminário Menor de Mariana. Ainda não há uma estimativa de área queimada.
Na mesma região, o fogo consome o Parque Estadual Serra do Ouro Branco e prejudica quem passa pela MG-129. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há focos de incêndios em vários pontos.
Capital mineira
Na capital, que está encoberta por uma névoa de fumaça há 4 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta vermelho por causa do tempo seco.
Hoje completam-se 139 dias sem chuva na capital mineira, informou o Inmet. Esse é segundo o maior intervalo sem chuva registrado na história da cidade. O recorde é de 1961, quando 198 dias sem precipitação na cidade.
Na sexta-feira (6), a intensificação do transporte de umidade do oceano para o interior do continente, tende a reduzir o calorão no centro-leste mineiro, inclusive, na capital. Ainda não há previsão de chuva para o estado.
Comentários do Facebook