Eleições dos EUA: Trump e Kamala Harris empatam em 1ª urna apurada

Tradicionalmente, a comunidade de Dixville Notche é a primeira a votar
O Tempo Por Agências
Lutando por cada voto no dia das eleições dos EUA, nesta terça-feira (05/11), os candidatos Donald Trump (Republicanos) e Kamala Harris (Democratas) empataram na primeira urna apurada. Cada um recebeu três votos na pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire, tradicionalmente a primeira do país a votar na terça.
Com pouquíssimos eleitores, é habitual que o local abra o dia das eleições nos EUA à meia-noite. Desta vez, demorou exatos 12 minutos entre a votação e a contabilização dos votos. A maioria da comunidade está registrada como republicana. Ainda assim, nas últimas eleições, todos os votos foram para o democrata Joe Biden. A votação na comunidade é praticamente simbólica, já que percentualmente é insignificante para eleger um dos candidatos.
Como funcionam os Colégios Eleitorais nos EUA
Diferentemente do Brasil, o sistema eleitoral dos Estados Unidos tem uma votação indireta. Cada estado possui um número de delegados fixado por lei. O colégio eleitoral dos EUA é formado por 538 delegados. O número de delegados por estado é proporcional ao tamanho da população, o que define também seus representantes no Legislativo.
De acordo com as regras do país, o candidato que alcançar o maior número de votos da população acaba levando o conjunto de votos dos delegados. “A eleição nos EUA não é dada pelo voto coletivo. Ela é disputada via colégio eleitoral e quem ganha em um estado, leva todos os votos. E neste sentido nós temos um cenário possível que é uma vitória nos votos totais, mas uma derrota nos colégios eleitorais”, explica o cientista político e professor de Relações Internacionais do Ibmec-BH Mario Schettino sobre o modelo eleitoral.
Os estados considerados centrais para definir a eleição são Wisconsin, Minnesota e Pensilvânia. “Antes do século 21 eram estados que votavam com os democratas, mas à medida que se tem a desindustrialização dos Estados Unidos, esses estados passaram a conviver com uma ascensão dos republicanos a partir de um discurso nacionalista e se tornaram voto indefinido”, explicou.
(Com Simon Nascimento)
Comentários do Facebook