Diretor técnico do Cruzeiro, Edu Dracena vê Seabra como treinador de 'muito conteúdo' e promissor

Diretor técnico do Cruzeiro, Edu Dracena vê Seabra como treinador de 'muito conteúdo' e promissor
Diretor técnico do Cruzeiro, Edu Dracena, e o técnico Fernando Seabra durante treinamento na Toca da Raposa Foto: Gustavo Aleixo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Fernando Seabra assumiu o cargo em abril, após a demissão do argentino Nicolás Larcamón, que perdeu o título do Campeonato Mineiro para o rival, Atlético

O Tempo    Por Dimara Oliveira, Léo Campos e Rayllan Oliveira

 

Diretor técnico do Cruzeiro, Edu Dracena classificou o treinador Fernando Seabra como um profissional com muito domínio do futebol e de "muito bom" relacionamento com o grupo de atletas. O ex-zagueiro, que hoje trabalha na Sociedade Anônima do Futebol (SAF) cruzeirense, disse que o comandante da equipe celeste é um dos treinadores com mais conteúdo com o qual trabalhou nos últimos anos. Dracena atuou como zagueiro durante 20 anos (entre 1999 e 2019). Em 2020, ele começou a trabalhar como dirigente.

"Além de ser um cara muito tranquilo, o Seabra conversa bastante, mostra muitas ideias de futebol. É um profissional estudioso ao extremo, e a gente vê isso no dia a dia. É um treinador que tem muito conteúdo, fazia tempo que não trabalhava com um treinador com tanto conteúdo como o Seabra", disse o diretor técnico do Cruzeiro durante participação ao videocast 'Dimara Entrevista', de O TEMPO Sports.

Seabra assumiu como técnico da equipe principal de futebol do Cruzeiro no mês de abril, após a demissão do argentino Nicolás Larcamón, que perdeu o título do Campeonato Mineiro para o rival, Atlético. Em agosto, com a sequência de cinco jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, Seabra teve a continuidade no cargo questionada por parte da torcida. O Cruzeiro acumulou duas derrotas (Fortaleza e o Internacional) e três empates (Atlético, Vitória e Internacional). Com o desempenho negativo, a equipe celeste havia deixado o G-6, grupo que se classifica para a Libertadores de 2025.

"Nós, que fazemos parte da diretoria, precisamos ter tranquilidade e sabedoria para não cair na pressão dos torcedores. O Seabra é um treinador jovem. Então, se a gente quer dar oportunidade para esse tipo de profissional, que possui pouca bagagem e muita qualidade, temos que ter paciência. O mesmo que falamos sobre os atletas mais novos. Eles irão errar também", acrescentou Dracena.

Ainda conforme o diretor técnico do Cruzeiro, a oscilação da equipe era esperada pela diretoria por causa dos novos reforços. Durante a janela de transferência de julho, a SAF celeste, sob a gestão de Pedro Lourenço, contratou sete jogadores. Destes, cinco estrearam com a camisa cruzeirense (o goleiro Cássio, os meias Matheus Henrique e Walace, além dos atacantes Lautaro Díaz e Kaio Jorge).

"Foi uma oscilação natural, que todos os clubes passam ou ainda irão passar. Você não mantém o alto nível durante todo o campeonato. E com a chegada dos reforços, até eles entenderem a maneira que o treinador gosta de jogar, requer um tempo. Muitos destes atletas, que estavam na Europa, voltaram de férias. Esse é outro motivo", avaliou. Dos reforços contratados pelo Cruzeiro, apenas o meia paraguaio Fabrizio Peralta e o zagueiro Jonathan Jesus ainda não entraram em campo.

Seabra como técnico do Cruzeiro

A primeira partida de Fernando Seabra como técnico do Cruzeiro foi no empate com o Alianza Fútbol Club (3 a 3), pela Copa Sul-Americana. O jogo também foi disputado no Gigante da Pampulha, no dia 11 de abril. Seabra assumiu a equipe celeste após a saída do argentino Nicolás Larcamón, demitido após a perda do título do Campeonato Mineiro 2024 para o arquirrival Atlético. 

Fernando Seabra retornou à Toca da Raposa após uma curta passagem pelo sub-23 do Red Bull Bragantino, de São Paulo. Seabra foi contratado pela gestão Ronaldo Fenômeno e mantido no cargo mesmo após a venda da SAF celeste para o empresário Pedro Lourenço. O contrato de Fernando Seabra com o Cruzeiro é válido somente até o fim da temporada de 2024.

Sucesso na base e campanha pela permanência na Série A

Pela equipe celeste, Fernando Seabra se destacou nas categorias de base, por onde trabalhou durante dois anos. No comando da equipe sub-20, Seabra conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa do Brasil da categoria em 2023. Fernando Seabra também fez parte da comissão técnica interina que comandou o time principal do Cruzeiro nos últimos seis jogos do Brasileirão do ano passado.