Defesa Civil divulga alerta de tempestade para Juiz de Fora

Defesa Civil divulga alerta de tempestade para Juiz de Fora
chuva Juiz de Fora 30 01 2025 Foto Roberta Oliveira Itatiaia JF.jpg Céu nublado em Juiz de Fora nesta quinta (30) Roberta Oliveira/Itatiaia

Inmet prorrogou alerta de perigo de chuvas intensas na Zona da Mata e Campo das Vertentes

Itatiaia     Por 

 

A Prefeitura de Juiz de Fora divulgou nas redes sociais alerta para tempestade em vigor até 9h desta sexta (31). E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o prazo dos alertas laranja de perigo e amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para cidades da Zona da Mata e do campo das Vertentes. Inicialmente, terminaria na sexta, mas agora o novo prazo segue até sábado (1º).

Houve uma pancada de chuva no início da tarde desta quinta (30). De acordo com a Prefeitura, a ocorrência registrada foi a saída da calha do Córrego Humaitá, que está sob monitoramento e passará por intervenção da Secretaria de Mobilidade Urbana. E a Defesa Civil ressaltou que as pessoas não devem jogar lixo em rios e córregos, porque contribui para alagamentos.

 

Chuva em Juiz de Fora

Evite transitar em áreas de risco de alagamento e inundações. Caso residir em áreas de risco de deslizamentos, fiquem atentos quanto ao surgimento de trincas, abatimentos de piso, saturação do solo nas encostas.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil, no telefone 199. Você poderá receber no seu celular alertas e informações da Defesa Civil, basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado no 193.

 

Orientações do Inmet

Durante o período do alerta laranja, até 10h de sábado (1º), há possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos (60-100 km/h). Existe também risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas segue até às 23h59 de sábado (1°), com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h).

O Inmet recomenta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, porque existe risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, segundo o órgão, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.