Com saída de Arthur Gomes, elenco do Cruzeiro tem poucos remanescentes de 2023

Com saída de Arthur Gomes, elenco do Cruzeiro tem poucos remanescentes de 2023
Laterais Kaiki e William são alguns dos poucos remanescentes de 2023 que seguem no elenco celeste Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Após venda de Arthur Gomes para o futebol russo, Cruzeiro conta com poucos atletas da última temporada; veja setores que mais sofreram mudanças

Por Frederico Teixeira O tempo

Com a confirmação da venda do atacante Arthur Gomes para o futebol russo, o Cruzeiro conta agora com poucos remanescentes da última temporada, quando a Raposa ainda estava sob a gestão Ronaldo Fenômeno.

Com o clube ainda vivendo seu processo de 'reconstrução' após ter chegado à beira da falência em função da má administração e dos desmandos das gestões anteriores, a reformulação do elenco, iniciada já no ano passado, foi intensa.

Levando em conta apenas os jogadores que tinham contrato profissional, 44 atletas chegaram a jogar pelo Cruzeiro em 2023. Destes, 33 já deixaram o clube.

As saídas foram realizadas em todos os setores e posições da equipe, mas chama atenção o elevado número de mudanças no ataque: nada menos do que 14 baixas. E se o adeus de Bruno Rodrigues e agora de Arthur Gomes chegaram a ser lamentados por parte da torcida, outros foram até 'comemorados'.

Estão nessa lista nomes como Gilberto, Wesley, Henrique Dourado, Papagaio, Paulo Vitor, Rafael Bilu, João Pedro e Matheus Davó. Alguns pratas da casa, também tiveram novos rumos, como Stênio, Juan Christian, Fernando e Robert. Destes, o último era quem contava com maior 'esperança' da China Azul.

Outra posição em que também ocorreram muitas saídas foi a de volante. Em relação ao ano passado, sete não estão mais no grupo: Fernando Henrique, Richard, Matheus Jussa, Filipe Machado, Ian Luccas, Neto Moura e Wallisson. Confira abaixo todas as demais saídas do elenco.

Com toda essa 'limpa', apenas 11 jogadores profissionais que atuaram em 2023 seguem no grupo agora sob o comando do técnico Fernando Seabra: o goleiro Anderson, os laterais William, Wesley Gasolina, Marlon e Kaiki, o zagueiro João Marcelo, os volantes: Lucas Silva, Ramiro e Japa e os meias Matheus Pereira e  Mateus Vital.

Para completar o quadra da transformação do elenco, é preciso ressaltar que, principalmente depois da chegada dos reforços contratados já pela gestão Pedro Lourenço, dos 11 que permaneceram da temporada passada apenas quatro seguem com status de titulares: William, Marlon, João Marcelo e Matheus Pereira.

O grupo atual do Cruzeiro também conta com jogadores da equipe sub-20 que chegaram a ter oportunidades pontuais na temporada - como o zagueiro Pedrão, por exemplo - e outros que foram 'puxados' para o time profissional neste ano.

Reformulação do elenco celeste de 2023 para 2024

Permanecem no grupo
Goleiros: Anderson
Laterais: William, Wesley Gasolina, Marlon, Kaiki
Zagueiros: João Marcelo
Volantes: Lucas Silva, Ramiro, Japa
Meias: Matheus Pereira, Mateus Vital 

Já deixaram o clube:
Goleiros: Rafael Cabral, Gabriel Mesquita
Laterais: Palacios, Igor Formiga, Marquinhos Cipriano
Zagueiros: Castán, Lucas Oliveira, Neris, Reynaldo, Brock
Volantes: Fernando Henrique, Richard, Matheus Jussa, Filipe Machado, Ian Luccas, Neto Moura, Wallisson
Meias: Nikão, Daniel Jr
Atacantes: Arthur Gomes, Wesley, Bruno Rodrigues, Robert, Stênio, Paulo Vitor, Rafael Bilu, João Pedro, Juan Christian, Gilberto, Henrique Dourado, Papagaio, Matheus Davó, Fernando