Chuvas no RS: segunda morte por leptospirose relacionada às enchentes é registrada

Chuvas no RS: segunda morte por leptospirose relacionada às enchentes é registrada
RS registra segunda morte por leptospirose relacionada às enchentes | CNN Brasil RS registra segunda morte por leptospirose relacionada às enchentes | CNN Brasil Créditos: CNN Brasil
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Segundo familiares, vítima teria tido contato com as águas das enchentes, mesmo tendo adotado o uso de itens de proteção

Itatiaia     Por  

 

O Rio Grande do Sul registrou a segunda morte por leptospirose nesta terça-feira (21) desde o início da pior enchente da sua história. A vítima era um homem de 33 anos e morava na cidade de Venâncio Aires, a cerca de 185 quilômetros de Porto Alegre.

Segundo familiares, o homem teria tido contato com as águas das enchentes, mesmo tendo adotado o uso de itens de proteção, como botas. Somente neste mês, o município confirmou outros dois casos de contaminação pela doença –mas sem outras mortes, por enquanto.

Outro homem, de 67 anos, morreu infectado com a doença na cidade de Travesseiro, no Vale do Taquari. A morte foi a primeira confirmada pelo estado após as chuvas que afetam a região desde o final de abril.

Leptospirose

A leptospirose é uma doença transmitida aos humanos pelo contato com a urina de animais infectados, principalmente ratos. Entre os principais sintomas estão febre, fraqueza, dor de cabeça e no corpo, como nas panturrilhas, além de calafrios.

Os sinais da infecção surgem, normalmente, de cinco a 14 dias após a contaminação, podendo chegar a 30 dias.

Chuvas no Rio Grande do Sul

Desde o fim de abril, quando o Rio Grande do Sul foi tomado por fortes chuvas, o estado já registra 161 pessoas mortas e outras 85 desaparecidas, de acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil na manhã desta terça-feira (21).

Cerca de 72.500 pessoas se encontram em abrigos, enquanto outras 581.633 estão desalojadas. O número de municípios afetados está em 464.

 

* Sob supervisão

 


Essa notícia é fornecida em parceria com a CNN Brasil