Chuva provoca estragos no Triângulo Mineiro, e bombeiros de folga são convocados
Várias árvores caíram em Ituiutaba e ao menos cinco pessoas ficaram ilhadas
Por Lucas Gomes O Tempo
O boletim da Defesa Civil estadual desta quinta-feira (2 de janeiro) aponta que as cidades de Contagem, Ituiutaba e Patos de Minas registraram estragos devido às chuvas nas últimas horas. Contagem e Ituiutaba sofreram com temporais nessa quarta-feira (1º de janeiro), enquanto o balanço de Patos de Minas é referente às chuvas de terça-feira (31 de dezembro).
Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, o órgão estadual citou “pontos de alagamentos e várias quedas de árvores em via pública”. “Também foram registrados danos no asfalto de várias ruas, queda de fiação elétrica e veículos danificados pela enxurrada. O Corpo de Bombeiros juntamente com a Secretaria de Obras do município realizaram as ações de resposta para a supressão das árvores que obstruíam as vias de acesso. Devidos aos fortes ventos, o sombrite do estacionamento do 54° Batalhão da Policia Militar foi derrubado e o muro da sede do Cartório Eleitoral foi danificado pela queda de uma árvore”, informou a Defesa Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram feitos os salvamentos de cinco pessoas ilhadas em pontos distintos. A corporação recebeu 27 chamados para corte de árvores caídas sobre a via pública, seis cortes de árvores caídas sobre residências e pelo menos dois casos de quedas de muros/estruturas seguidos de alagamento pela enxurrada. O Corpo de Bombeiros informou que as ruas principais do município, onde ocorreram os casos de salvamentos de pessoas ilhadas, estavam completamente alagadas. Carros também foram arrastados pela enxurrada. "Outro desafio identificado durante a operação foi o deslocamento de taludes em áreas de risco, o que gerou preocupação com o possível desabamento de estruturas. As equipes do Corpo de Bombeiros realizaram vistorias em pontos críticos, enquanto as autoridades competentes avaliavam a necessidade de evacuação de moradores em áreas de risco", diz nota da corporação.
O tenente André Mariano, comandante dos bombeiros em Ituiutaba, explicou que a chuva começou no início da noite. “De imediato, todas as equipes de plantão foram encaminhadas para os locais prioritários. Também militares de folga foram acionados para apoiarem atendimentos de ocorrências. Uma força tarefa foi montada em conjunto com a prefeitura, Secretaria de Obra, de Trânsito, e Cemig a fim de realizar um trabalho conjunto priorizando aquelas ocorrências que mereciam atenção especial no primeiro momento. As equipes permanecem em atendimento realizando a desobstrução de vias e atendimento a residências conforme prioridade”, explicou. O tenente pediu que a população não tente atravessar locais alagados devido ao risco de a pessoa ser arrastada.
Em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, houve alagamento na Avenida Severino Ballesteros Rodrigues, próximo ao shopping. Em alguns pontos, motoristas foram surpreendidos pelo volume da água e tiveram que deixar seus veículos. Algumas residências foram alagadas, mas não houve registro de desabrigados ou desalojados. Segundo a Defesa Civil municipal, a cidade registrou 80,6 mm de chuva em um intervalo de três horas. Durante o forte temporal, a bacia de contenção construída na vila PTO, na região da Cidade Industrial, também em Contagem, chegou a 95% de sua capacidade. Não houve registro de feridos.
Já em Patos de Minas a chuva de terça-feira provocou o galgamento de uma pequena represa, localizada às margens da avenida Joaquim Fubá, provocando o deslizamento de massa do talude marginal da avenida, que teve metade da pista interditada.
Os dados do governo mineiro indicam que o Estado registrou 11 mortes por chuva no atual período chuvoso, iniciado em 22 de setembro do ano passado. São 1.209 pessoas desalojadas e outras 172 desabrigadas.
Comentários do Facebook