Bezerro nasce com duas cabeças e viraliza nas redes sociais; entenda condição rara

Bezerro nasce com duas cabeças e viraliza nas redes sociais; entenda condição rara
Bezerro com duas cabeças nasceu com condição rara e sobrevive, segundo usuário do Tiktok Reprodução/ Redes sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Animal com condição rara sobrevive, segundo usuário do Tiktok

itatiaia  Por 

Um vídeo recente viralizou nas redes sociais ao mostrar um bezerro que nasceu com duas cabeças. Com três dias, a publicação soma 48 milhões de visualizações e 5,3 milhões de curtidas.

O nascimento de ruminantes com duas cabeças, é raro e chama-se polioencefalomalácia. Em humanos e outros animais a condição é chamada de policefalia.

De acordo com estudos, a maioria dos casos de polioencefalomalácia é devido a uma má-formação genética e está relacionada com distúrbios do ecossistema ruminal e intestinal devido a práticas de criação intensiva e fornecimentos de grandes quantidades de carboidratos, além de deficiência de tiamina.

A condição rara limita significativamente a expectativa de vida do animal. Em apenas 38% dos casos os animais conseguem sobreviver por mais de uma semana.

Repercussão e atualização

Após viralizar no Tiktok o usuário publicou um novo vídeo, em que agradeceu a repercussão e atualizou sobre o estado de saúde do animal.

‘Gente, não consigo parar de chorar, muito obrigada por esse amor. Essas meninas lindas ainda estão vivas, meu irmão está tentando alimentá-las dessa forma (elas não conseguem comer sozinhas) vamos ver o que acontece, obrigado novamente pessoal’, diz usuário.

A vaca de duas cabeças que viveu mais tempo foi chamada de Gêmeos. O animal viveu até os 17 anos, de acordo com o Livro Guinness de Recordes Mundiais.