Atlético deve anunciar Cuca como novo treinador nas próximas horas

Atlético deve anunciar Cuca como novo treinador nas próximas horas
Cuca deve voltar a comandar o Atlético Foto: PEDRO SOUZA / ATLETICO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Conversas entre as partes evoluíram e negociação pode ser concluída nas próximas hora para confirmar quarta passagem do treinador pelo Galo

Por Dimara Oliveira e Frederico Teixeira O Tempo

Atlético deve 'virar o ano' já com um novo comandante: isso porque o clube está próximo de confirmar o retorno do técnico Cuca.

O TEMPO Sports apurou que as negociações entre as partes avançaram neste sábado (28) e o acordo pode ser fechado já nas próximas horas ou, no máximo, neste domingo (29).

Assim, Cuca voltaria à Cidade do Galo para iniciar sua quarta passagem pelo clube, desta vez em substituição ao argentino Gabriel Milito, demitido antes mesmo da última rodada do Brasileirão.

Cuca sempre esteve 'no radar' do Atlético, mas não era considerado o plano A. O clube negociou primeiro com o português Luís Castro, mas não houve acordo. O Galo também sondou a contratação de outro lusitano, Pedro Caixinha, que acabou acertando com o Santos.

Tite, ex-técnico do próprio Atlético, da seleção brasileira e do Flamengo, também esteve entre os nomes cotados, mas uma proposta sequer foi apresentada a ele porque o treinador tem, no momento, o objetivo de trabalhar no futebol europeu.

Até mesmo o argentino Matías Almeyda, que está no AEK, da Grécia, esteve no radar do Atlético como uma das opções para assumir a equipe.

Cuca está 'disponível no mercado' desde junho, quando deixou o comando do Athletico-PR. No Furacão ele teve aproveitamento de 66% em 23 partidas (14 vitórias, quatro empates e cinco derrotas), tendo conquistado o Campeonato Paranaense.

Histórico alvinegro

Cuca tem grande identificação com o Atlético, sendo o técnico na conquista mais importante da história do clube, a Libertadores de 2013, mas, para isso, teve que superar as desconfianças no início de trabalho. 

Contratado pelo Galo pela primeira vez no segundo semestre de 2011, Cuca custou a 'engrenar', tendo o trabalho questionado por alguns torcedores, inclusive em função da fatídica derrota de 6 a 1 para o arquirrival Cruzeiro na última rodada do Brasileirão.

Entretanto, foi mantido no cargo e começou a colher os frutos logo na sequência. Sob seu comando, o time foi bicampeão mineiro (2012 e 2013) e faturou o inédito título da Libertadores.

A segunda passagem do treinador pelo Atlético foi em 2021, em substituição a Sampaoli. E novamente o trabalho foi coroado com títulos. E em dose tripla: Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão. Entretanto, em dezembro, Cuca pediu demissão alegando precisar de tempo para se dedicar a questões familiares.

O 'tempo', entretanto, acabou durando pouco. Em julho de 2022 retornou para o lugar de Antonio Mohamed, que havia sido contratado pelo clube logo após a sua saída.

Mesmo com a sequência do trabalho e a manutenção de boa parte da base do ano anterior, o Atlético não conquistou títulos, e Cuca deixou a equipe novamente.

No total, Cuca já comandou o Atlético em 244 partidas, com 62,4% de aproveitamento (134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas).