Após prisão de médicos por manipulação de escalas, Casa de Caridade Leopoldinense anuncia nova empresa de anestesia em MG

Após prisão de médicos por manipulação de escalas, Casa de Caridade Leopoldinense anuncia nova empresa de anestesia em MG
Hospital Casa de Caridade Leopoldinense, em Leopoldina — Foto: Hospital Casa de Caridade Leopoldinense/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Segundo a unidade, as cirurgias de urgência e emergência serão retomadas. Operação 'Onipresença' foi realizada na última quinta-feira (12) em Leopoldina, depois que investigações revelaram práticas de fraudes, ocultação de erros médicos e até subtração de materiais.

Por g1 Zona da Mata — Leopoldina

 

O Hospital Casa de Caridade Leopoldinense anunciou que, a partir desta segunda-feira (16), conta com uma nova empresa responsável pela prestação dos serviços anestésicos da unidade de saúde. O nome dela, contudo, não foi revelado.

A medida ocorre após a prisão de quatro médicos anestesistas que trabalhavam no local durante a operação 'Onipresença', na última semana.

Os profissionais de saúde, que não tiveram a identidade informada, são acusados de cumprirem plantões em outras cidades, como Além Paraíba e Muriaé, no mesmo horário em que deveriam atender pacientes do SUS no hospital em Leopoldina.

Ainda segundo o comunicado, as cirurgias de urgência e emergência serão retomadas imediatamente. Já as eletivas, gradualmente, conforme a normalização dos serviços do Centro Cirúrgico.

 

Operação Onipresença'

A operação ocorreu na última quinta-feira (12) e cumpriu 30 mandados em Leopoldina e Além Paraíba, sendo 4 de prisão temporária, 6 de afastamento de funções e 20 de busca e apreensão, incluindo em dois hospitais da região e uma clínica de anestesiologia.

De acordo com o Ministério Público, na casa de três médicos foram encontrados quase R$ 500 mil em dinheiro. Além disso, no imóvel de um deles, foram apreendidas cinco armas de fogo sem registro.

Eles poderão responder pelos crimes de peculato, falsidade ideológica, associação criminosa, entre outros. Os quatro foram encaminhados para o presídio de Leopoldina.

Documentos apreendidos durante ação na Zona da Mata — Foto: MPMG/Divulgação

Documentos apreendidos durante ação na Zona da Mata — Foto: MPMG/Divulgação

 

A provedora da Casa de Caridade, Vera Maria do Valle Pires, e a diretora técnica, Dr.ᵃ Donata, foram afastadas dos cargos. Em nota, a equipe jurídica do hospital informou que o departamento jurídico está tomando todas as providências necessárias, “incluindo o pedido de vistas aos autos do processo e dos inquéritos investigativos, visando compreender plenamente os fatos e colaborar com a Justiça”.

As investigações também revelaram práticas de fraudes, ocultação de erros médicos e até subtração de materiais necessários à realização de cirurgias.

 

Nota na íntegra - Casa de Caridade Leopoldinense

"A Casa de Caridade Leopoldinense informa à população de Leopoldina e região que, a partir de segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, uma nova empresa de anestesia será responsável pela prestação dos serviços anestésicos em nosso hospital. Com isso, as cirurgias de urgência e emergência serão retomadas imediatamente, garantindo o atendimento necessário para casos críticos. As cirurgias eletivas serão gradualmente retomadas, conforme a normalização dos serviços do Centro Cirúrgico. Estamos comprometidos em resolver a situação de forma célere e eficiente, sempre com o objetivo de garantir a qualidade e segurança dos atendimentos prestados à comunidade. Este esforço é resultado do trabalho incansável do novo provedor, Antônio de Souza Filho, e da mesa administrativa da Casa de Caridade Leopoldinense, que têm se empenhado ao máximo para restabelecer a normalidade dos serviços, garantindo o pleno funcionamento da nossa instituição. A Casa de Caridade Leopoldinense reafirma seu compromisso com a saúde da população e com a continuidade dos atendimentos, mesmo diante da operação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que tem acompanhado os esforços de aprimoramento dos nossos serviços. Agradecemos à compreensão e ao apoio de todos, e seguimos trabalhando para oferecer o melhor cuidado à nossa comunidade. Atenciosamente, Casa de Caridade Leopoldinense. Leopoldina, 15 de dezembro de 2024".