América do Sul vai receber o Congresso da Fifa em 2025; veja detalhes

América do Sul vai receber o Congresso da Fifa em 2025; veja detalhes
Sorteio da Libertadores será na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai Sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai Conmebol/Divulgação
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Principal evento anual da federação internacional será no Paraguai, em maio do ano que vem; próximas Copas do Mundo serão tema do evento

Itatiaia Esporte    Por 

 

O 75º Congresso da Fifa, em 2025, será no Paraguai. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3). O evento será em 15 de maio com a presença de representantes das 211 associações filiadas à federação internacional.

O local das reuniões será na sede da Conmebol, na cidade de Luque, na região metropolitana de Assunção, capital do Paraguai. As delegações ficarão hospedadas em hotel anexo à sede da confederação sul-americana, e que normalmente é usada por clubes que jogam no país pelos torneios continentais.

O Congresso é o principal evento anual da Fifa. Nele se aprovam as contas da entidade, se projeta orçamento de anos posteriores e se votam as sedes das Copas do Mundo masculina e feminina. Em 2025 deve entrar na pauta a confirmação dos anfitriões das Copas de 2030 e de 2034.

Para os dois eventos, há apenas uma candidatura. Em 2030, Espanha, Portugal e Marrocos apresentaram projeto, e para 2034 a Arábia Saudita. Será, portanto, um Congresso de aclamação desses sedes, não de eleição. Em 2030, três jogos ocorrerão na América do Sul, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai, como comemoração ao centenário das Copas, que teve a primeira edição em solo uruguaio, em 1930.

Será a primeira vez que a América do Sul receberá um Congresso ordinário da Fifa sem que seja prelúdio de uma Copa do Mundo no continente.

Em 1950, ano da primeira Copa do Brasil, foi no Rio de Janeiro, em 1962 em Santiago, em 1978 em Buenos Aires, e em 2014 em São Paulo. Houve ainda um Congresso extraordinário em Buenos Aires, em 2021.

Em 2024, o Congresso ocorreu em 17 de maio, na Tailândia, e o Brasil foi eleito sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, batendo a candidatura europeia conjunta de Alemanha/Holanda/Bélgica.