Alunos do Sesi Barbacena, de Minas Gerais, são vice-líderes em Torneio Mundial de robótica nos Estados Unidos

Alunos do Sesi Barbacena, de Minas Gerais, são vice-líderes em Torneio Mundial de robótica nos Estados Unidos
Presidente do Sistema Fiemg, Flávio Roscoe; e o vice-presidente de finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, com alunos da equipe Tech Zeus do Sesi Barbacena que ganharam o Campeonato Nacional de Robótica promovido pelo Sesi Nacional que aconteceu em Brasília; e o segundo lugar no Torneio Mundial de Robótica que ocorreu em Houston, nos Estados Unidos Foto: Sebastião Jacinto Jr./Fiemg
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

O presidente do Sistema Fiemg - entidade que comanda as escolas do Sesi e do Senai em Minas Gerais -, Flávio Roscoe, elogiou a equipe Tech Zeus do Sesi Barbacena que foi para os Estados Unidos competir com mais de 250 equipes do mundo todo e que ganhou o segundo lugar.

O Tempo    Por Helenice Laguardia

 

Alunos do Sesi Barbacena (MG) ganharam o Campeonato Nacional de Robótica promovido pelo Sesi Nacional em Brasília e conquistaram a vice-liderança no Torneio Mundial de Robótica no prêmio controle de robô em Houston, nos Estados Unidos, em abril.

De acordo com o Diretor do Sesi Senai em Barbacena, César Alexandre Nunes Ferreira, o Sesi Senai desenvolve as oficinas de robótica para os alunos do ensino fundamental, numa atividade extracurricular.

"Dentre as modalidades do campeonato: o FLL para alunos do fundamental dois e a equipe de Barbacena se chama Robô Zeus. A outra modalidade é a FTC que se chama Tech Zeus e foi essa que conseguiu o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Robótica promovido pelo Sesi Nacional e o segundo lugar no concurso mundial", explica o dirigente.

Vitória da equipe

Para César Ferreira, o motivo da vitória da equipe Tech Zeus do Sesi Barbacena é que cada aluno tem uma competência diferenciada. "Um entende mais de programação, o outro de comunicação, o outro de social, então essa soma de competências junto com uma dedicação muito forte e com o apoio técnico do Sesi Minas Gerais resultou neste brilhante resultado de Barbacena", acredita Ferreira.

"A equipe Tech Zeus é composta por oito alunos do ensino médio da escola do Sesi em Barbacena ( Bernardo Siqueira, Valentina Ferreira, Isaía Lobo, Gustavo Luiz Damasceno, Leonardo Cursio, Matheus Moreira, Maria Clara da Costa, Isabelle Araújo ) tendo dois técnicos: o professor de física de Barbacena Everton Luiz da Paixão e um instrutor do Senai Wesley de Almeida Campos. E a equipe é coordenada pela pedagoga Tereza Cristina de Melo Santana", detalha Ferreira.

Dedicação extrema 

César Ferreira explica que são alunos que têm rendimento escolar muito acima de 80% de aproveitamento. "Eles ficam o dia inteiro na escola. São mais de 300 horas de treinamento (80 horas semanais de treinamento)", detalha.

A equipe vencedora ainda teve um professor de inglês durante 30 dias com imersão total para a apresentação do trabalho. O dirigente explica que isso é um diferencial do Sesi Minas que é celeiro de formação.

"O prêmio que a equipe Tech Zeus conquistou foi para um robô. Tem que elaborar um robô com algumas missões e ele fica 2 minutos na arena sendo que 30 segundos ele fica autônomo porque existe um controle manual. Nesse controle em 30 segundos, a nossa equipe foi destaque em relação ao mundo inteiro e ganhamos o prêmio na programação do robô autônomo", comemora o dirigente.

Competição com mais de 250 equipes 

O presidente do Sistema Fiemg - entidade que comanda as escolas do Sesi e do Senai em Minas Gerais -, Flávio Roscoe, elogiou a turma de Barbacena que foi para os Estados Unidos competir com mais de 250 equipes do mundo todo e que ganhou o segundo lugar.

"São meninos e meninas super dedicados. Fiquei muito feliz de podermos proporcionar isso aos alunos do Sesi Barbacena", disse. Nas comemorações do Dia da Indústria, Flávio Roscoe conversou com cada aluno vencedor da Tech Zeus para saber como foi a experiência nos Estados Unidos. Os alunos contaram ao presidente da Fiemg que ficaram muito impactados ao fazerem uma visita à Nasa. O presidente da Fiemg também quis saber como estava o inglês da equipe e ressaltou a importância do aprendizado da língua.

Expansão do Sesi Senai em Barbacena

Em Barbacena, na região mineira de Campo das Vertentes, o presidente da Fiemg Flávio Roscoe já autorizou a construção de uma nova sede do Sesi Senai numa área de 14 mil metros quadrados.

"É uma obra para 30 a 36 meses com previsão de ficar pronta no final de 2027. O investimento é de R$ 80 milhões e vai ser o maior Sesi Senai integrado de Minas Gerais", comemora César Ferreira. 

Hoje são 1.100 alunos do Sesi e 800 do Senai. A nova escola terá capacidade para 1.800 alunos do Sesi e 2.000 alunos do Senai. César, que entrou como instrutor na escola em 2000, conta que há bolsa de estudo no Sesi e no Senai e tem ainda o programa Trilhas do Futuro, do governo do Estado, e cursos de aprendizagem para alunos que já trabalham em empresas.