Aeroporto de Poços de Caldas poderá receber mais de 23 mil passageiros por ano até 2042, aponta Infraero

Aeroporto de Poços de Caldas poderá receber mais de 23 mil passageiros por ano até 2042, aponta Infraero
Aeroporto de Poços de Caldas poderá receber mais de 23 mil passageiros por ano até 2042, aponta Infraero — Foto: Divulgação / Prefeitura de Poços de Caldas
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Plano Diretor do Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi apresentado em reunião nesta semana.

Por g1 Sul de Minas

 

O Aeroporto de Poços de Caldas (MG) poderá receber mais de 23 mil passageiros por ano até 2042. A estimativa é do Plano Diretor do Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, apresentado nesta semana pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) em reunião na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIA).

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o projeto segue a perspectiva de evolução do terminal e do crescimento econômico do município, tendo por base a demanda projetada até o ano de 2042.

“O aeroporto tem um potencial de atendimento de 23.712 passageiros por ano e planejamos a operação tendo como aeronave principal o ATR-72. A previsão é de um movimento de pousos e decolagens de 4.574 aeronaves em 2042”, disse o gestor da Infraero no aeroporto, Joelson Pereira.

O Plano Diretor, conforme a prefeitura, inclui a implantação de área de segurança de fim de pista (RESA – Runway End Safety Area); a ampliação do terminal de passageiros, com a reestruturação dos acessos de veículos; a construção de um novo estacionamento; a instalação de um novo hangar; o deslocamento do Parque de Abastecimento de Aeronaves, entre outras obras.

 

Infraero em Poços de Caldas

A Infraero administra o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles desde outubro de 2022, por contrato com a Prefeitura Municipal. Nesse período, conforme a prefeitura, a Companhia já implementou e pôs em ação a fiscalização de pátios e pistas, os serviços de vigilância, limpeza e conservação e os serviços de manutenção civil e das áreas verdes do sítio aeroportuário, com 840 mil m².

A dimensão atual da pista de pouso e decolagem é de 1.515 x 30 m e a Infraero propõe ampliar para 1.600 x 45 m, o que permitirá a operação de aeronaves maiores.