VÍDEO: iguana, cobra escondida, égua atropelada... animais dão trabalho aos bombeiros em Minas
Militares foram chamados para três ocorrências de destaque no interior do Estado neste fim de semana
Da Redação Hoje em Dia
Se não bastassem os diversos acidentes e as muitas ocorrências com fogo, os bombeiros também são acionados pela população para resgatar animais, sejam eles perigosos ou que estão em situação de risco. Neste fim de semana, o Corpo de Bombeiros de Minas já retiraram iguana de portão, salvaram égua atropelada e capturaram cobra encontrada em máquina de lavar roupas.
Em Janaúba, na região Norte do Estado, o chamado foi para salvar a égua que caiu em pequeno bueiro após ser atropelada por um carro. O acidente foi às margens da AMG-3220, na rodovia Gerson Cangussú, que dá acesso ao balneário Bico da Pedra - altura do KM 9. De acordo com a corporação, por volta das 22h40, uma pessoa solicitou o resgate do animal, que teria caído no bueiro após ser atingido pelo automóvel.
A égua apresentava escoriações nas patas devido as tentativas de sair do local, considerado pelos bombeiros de difícil acesso devido às dimensões: dois metros de profundidade por um metro de largura. Após avaliação da situação, com uso de cordas, polias e do tripé de resgate, os militares realizaram o içamento seguro do animal, que foi entregue aos cuidados do proprietário. de acordo com os bombeiros, o motorista que atropelou a égua fugiu do local.
Em Januária, também no Norte de Minas, os bombeiros atenderam duas ocorrências envolvendo répteis. A primeira delas, pouco depois das 14h, a corporação foi acionada para comparecer ao bairro Vila Bandeirantes e atender a uma ocorrência de captura de animal silvestre.
Tratava-se de uma iguana, de aproximadamente, 1,30 metro de comprimento, que se estava no portão da garagem do solicitante. Com o uso de técnicas e equipamentos adequados para manejo de animais silvestres, os militares efetuaram em segurança a captura do réptil, que foi libertado no habitat natural.
Também no Norte de Minas, outra ocorrência foi em Montes Claros. Um idoso de 71 anos chegou até a unidade do Corpo de Bombeiros acompanhado da esposa com ferimentos nas mãos, braços e perna esquerda, após ser atacado por um cão da raça pitbull. Segundo relatou, o animal apareceu dentro da propriedade rural dele na última quinta (5) e lá ficou - ninguém conhecia a procedência do animal, nem informação de possível tutor.
O idoso contou que se escondeu dentro do carro para se proteger dos ataques do cão e que as duas filhas, de 11 e 16 anos, ficaramem casa, com medo do cão. Ele recebeu os primeiros atendimentos na sede do 7º Batalhão e foi encaminhado até o hospital universitário, onde passou por avaliação médica. O pitbull foi capturado e levado à unidade do centro de zoonoses.
Por volta das 16h, comparecerem ao bairro Morada do Alto para capturar uma cobra cipó que estava dentro de uma máquina de lavar. Quando chegaram ao local, a serpente, de pouco mais de um metro de comprimento, já havia saído de dentro do equipamento e se encontrava no corredor da residência.
Com o uso de equipamentos e técnicas para contenção de serpentes, os bombeiros realizaram a captura do animal e a soltaram no habitat natural.
Em Varginha, no Sul de Minas, os tutores de um cão Yorkshire foram até a unidade do Corpo de Bombeiros solicitando atendimento para o pet. Bob ficou com uma das patas na válvula de escoamento de água do tanque durante o banho. Os militares conseguiram retirar a válvula do tanque que estava agarrado na pata do animal de forma segura, sem ferimentos.
Comentários do Facebook