Uber anuncia serviço de transporte de pacientes ao médico no Brasil
Uber Health é testado nos Estados Unidos desde 2022 e deve estrear no Brasil ainda neste ano
Itatiaia Por Célio Ribeiro
A Uber confirmou, nesta quinta-feira (23), que vai lançar um novo serviço no Brasil para o transporte de pacientes até hospitais e clínicas médicas. O Uber Health já é testado nos Estados Unidos desde 2022 e deve começar a operar em terras brasileiras nos próximos meses.
O anúncio foi feito por Cristina Alvarenga, diretora de Mercado e Varejo da Uber na América Latina, durante o evento em comemoração aos 10 anos da Uber no Brasil, realizado em São Paulo. Segundo a companhia, o Uber Health tem o objetivo de melhorar o acesso para todo o ecossistema de saúdes da cidade. O serviço vai permitir agendamento e transporte de pacientes até hospitais e sistemas de saúde. Além disso, prestadores de cuidados domiciliares também terão acesso à plataforma, assim como planos de saúde que poderão fazer acordos com a Uber.
O Uber Health deve focar em pacientes que precisam de cuidados especiais, como idosos, cadeirantes e indivíduos acamados. Ainda não há uma data confirmada para o lançamento do serviço no país, mas o Uber Health deve começar a operar nas próximas semanas.
O produto foi testado inicialmente nos Estados Unidos, onde 30% dos pacientes deixam de comparecer a compromissos médicos por dificuldades de transporte, segundo levantamento feito pela empresa.
Uber no Brasil
A empresa estreou nas ruas e avenidas do país em 2014, junto com a Copa do Mundo FIFA. Rio de Janeiro foi a primeira cidade a receber o serviço, seguida por São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. A Uber chegou a operar de forma ilegal na capital paulista por um tempo, enfrentando a oposição de políticos e a ira dos taxistas, que viam seu tradicional negócio ameaçado. Porém, com o passar dos anos, o serviço passou a ser autorizado e, em certa medida, até regulamentado. O avanço da empresa acabou gerando o termo “uberização”, que se tornou sinônimo para o movimento de cidadãos que decidiram trabalhar com serviços de aplicativo.
Segundo os dados mais recentes, divulgados em 2022, a Uber tem mais de 30 milhões de passageiros cadastrados e água em mais de 500 cidades brasileiras com cerca de 1 milhão de motoristas.
* o repórter viajou a convite da Uber
Comentários do Facebook