Alpinista é encontrado morto próximo ao ápice do Everest, no Nepal
Corpo do alpinista foi encontrado, mas não estava claro quando ele seria recuperado, porque seria difícil carregá-lo naquela altitude
Itatiaia Por Maria Fernanda Ramos
Um alpinista do Quênia foi encontrado morto perto do topo do monte Everest, no Nepal, nesta quinta-feira (23), informaram as autoridades.
O corpo do alpinista foi encontrado, mas não estava claro quando ele seria recuperado, porque seria difícil carregá-lo naquela altitude, devido ao baixo nível de oxigênio. A informação é da AP News.
Cheruiyot Kirui, de 40 anos, trabalhava como banqueiro. Um colega dele, o alpinista James Muhia, publicou uma homenagem nas redes sociais.
“Cheruiyot não apenas acordou e decidiu ir para o Monte Everest. Este somos ele e eu no cume (ápice) do Monte Manaslu (8163m) em 24 de setembro de 2023. Subimos esta montanha sem oxigênio suplementar e sem o apoio de um sherpa. Foi uma escalada para nos preparar para o Monte Everest. Eu deveria acompanhá-lo nesta expedição, mas desisti da expedição por 3 semanas por motivos pessoais. Confiei nele minha vida em Manaslu. Não tive dúvidas sobre o Everest. Ele realizou coisas que só posso admirar. Algumas tenho certeza que nunca realizarei. Ao expor suas opiniões sobre os riscos e tudo mais, é importante lembrar quem ele é e o que conquistou. Nós escolhemos honrá-lo por quem ele é. #everest #everest2024", publicou no X, antigo Twitter.
Mais de 450 alpinistas escalaram o monte Everest no Nepal nos últimos meses, segundo as autoridades. Três morreram e quatro continuam desaparecidos.
Comentários do Facebook