Trump realiza enquete sobre adversário ideal em primeiro comício após atentado

Trump realiza enquete sobre adversário ideal em primeiro comício após atentado
Enquete sobre adversário preferido
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Em comício pós-atentado, Trump desafia Biden e Harris enquanto reforça promessas de campanha.

Por Plox 

Acompanhado do senador J.D. Vance, Donald Trump realizou seu primeiro comício após sofrer uma tentativa de assassinato há uma semana. O evento, que ocorreu neste sábado (20) em um local fechado no estado de Michigan, contou com segurança reforçada.

Durante o discurso, Trump fez uma "enquete em tempo real" com a plateia, questionando sobre o adversário preferido para enfrentar nas eleições. "Quem você gostaria que concorresse contra nós? Kamala Harris ou Joe Biden, aquele ladrão?", perguntou Trump, provocando reações dos presentes.

Reações e apoio do público

Edward Young, de 64 anos, declarou à AFP sobre o milagre de Trump ter sobrevivido ao atentado. Sherri Bonoite, de 75 anos, participou de seu primeiro comício pró-Trump, afirmando que "até mesmo um tiro a toda velocidade não consegue detê-lo".

Críticas e oposição

Nem todos celebraram a presença de Trump em Michigan. A senadora democrata Debbie Stabenow criticou, dizendo: "Só posso imaginar que vão tentar reescrever a história e fingir que se preocupam com os trabalhadores."

Situação de Joe Biden

Enquanto isso, o presidente Joe Biden, de 81 anos, se recupera da Covid-19 em sua residência em Delaware. Enfrentando apelos dentro do Partido Democrata para desistir da candidatura devido a dúvidas sobre suas capacidades cognitivas e saúde física, Biden perdeu apoio significativo, incluindo o de Barack Obama.

Unidade dos republicanos

A possível saída de Biden poderia desestabilizar os republicanos, que teriam que rever sua estratégia eleitoral. A saúde de Biden tem sido o foco central da campanha republicana, com propaganda enfatizando seus lapsos e tropeços. Trump, de 78 anos, criticou Biden durante a convenção republicana, onde foi oficialmente ratificado como candidato.

Estrategia republicana

Jason Miller, assessor de Trump, afirmou que a campanha não mudará fundamentalmente, independentemente do adversário. "Biden, Kamala Harris ou outro democrata de esquerda radical, todos são responsáveis pela destruição de nossa economia," disse Miller, destacando também a "crise" na migração irregular através da fronteira com o México.

Imagem de força de Trump

Trump não apenas sobreviveu à tentativa de assassinato, mas também viu o processo contra ele por suposta gestão indevida de documentos confidenciais ser arquivado. Sua imagem após o atentado, com o rosto ensanguentado e o punho erguido, reforçou sua figura de homem forte e uniu os líderes do partido, incluindo antigos rivais.

Próximas eleições

As eleições presidenciais nos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro, com um cenário político intensamente polarizado e incerto.