Trio é investigado por extração ilegal de ouro em Cataguases

Trio é investigado por extração ilegal de ouro em Cataguases
(Foto: Divulgação/PF)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Crime pode gerar até seis anos de prisão; draga supostamente utilizada por infratores foi incendiada em operação da PF

Por Tribuna

 

Uma operação foi realizada na manhã desta terça-feira (8) em Cataguases, município a cerca de 120 quilômetros de Juiz de Fora, para combater o crime de extração ilegal de ouro. A ação foi realizada conjuntamente pela Polícia Federal (PF), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama) e pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA). De acordo com a PF, três pessoas são investigadas pela ação criminosa, mas não houve prisões até o momento. Em manobra às margens do Rio Pomba, uma draga supostamente utilizada pelo grupo foi encontrada e incendiada.

As apurações da Polícia Federal demonstraram, ainda, que os investigados promoviam, no leito do rio, a atividade mineral sem autorização da Agência Nacional de Mineração e sem licença ambiental – portanto, de forma ilegal. Conforme a PF, os suspeitos fugiram do local quando perceberam a aproximação dos policiais.

Ainda segundo a entidade, foi realizada perícia para dimensionamento dos danos ambientais causados pela atividade ilegal, como a turvação das águas, o assoreamento do rio e a contaminação do solo, afetando diretamente a fauna, a flora e a qualidade da água na região.

Os investigados irão responder pelos crimes de usurpação de bem público da União e de danos ambientais, cujas penas podem chegar a até seis anos de detenção.