Terremoto de magnitude 7 atinge cidades do Peru; veja vídeo

Terremoto de magnitude 7 atinge cidades do Peru; veja vídeo
Vídeo mostra terremoto em Caravelí, no Peru Foto: Reprodução redes sociais
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Segundo autoridades, foram registrados danos estruturais como queda de muros e rachaduras em estradas

Por O TEMPO 

 

Um terremoto de magnitude 7 abalou a  costa sul do Peru, na madrugada desta sexta-feira (28 de junho). Segundo o Instituto Geofísico do Peru (IGP), o tremor foi sentido nas cidades de Arequipa, Chala, Yauca, na capital Lima e em grande parte da costa Sul e Central do país, por volta de 00h36 ( 02h36 no horário de Brasília).

Autoridades não divulgaram se há vítimas, mas danos estruturais foram confirmados. O prefeito de Yauca, Juan Aranguren, declarou à rádio RPP que "muros de algumas casas caíram" e que a rodovia Pan-Americana, que passa pela região, sofreu rachaduras. 

Moradores também relataram que o tremor foi forte e muitas crianças choraram. O chefe de gabinete Gustavo Adrianzén falou sobre o fato em nome do governo: 

"Desejo transmitir tranquilidade. O terremoto passou, estamos fazendo as primeiras avaliações e até agora não há vítimas fatais", disse.

O epicentro do tremor foi a  41 km da cidade de Chala, com cerca de 10.000 habitantes, e também de Yauca, com 2.000 pessoas. Uma câmera de segurança registrou a força do tremor em uma rua de Arequipa, outra cidade afetada:

A Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha emitiu inicialmente um alerta de tsunami, que depois foi descartado pelas autoridades peruanas. O diretor do IGP, Hernando Tavera, esclareceu que o alerta de tsunami emitido minutos depois do sismo foi uma medida preventiva, já que o epicentro ocorreu no mar. Ele também destacou que "uma movimentação intensa do solo fez com que a população abandonasse suas casas". 

A Defesa Civil e o governo acionaram planos de emergência e fizeram o monitoramento para avaliar os danos e determinar as ações a serem tomadas. 

O Peru, com cerca de 33 milhões de habitantes, está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, que se estende ao longo da costa oeste da América e do leste da Ásia. Estas regiões sofrem a maior atividade sísmica do mundo, com pelo menos cem tremores perceptíveis à população por ano.

(Com informações, AFP)