Suspeitos são presos com mais de 300 pneus irregulares em operação em MG
Além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, o comércio ilegal de pneus traz risco para o consumidor
Por O TEMPO
Mais de 300 pneus comercializados e importados ilegalmente e uma carreta de origem paraguaia foram apreendidos em uma borracharia na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. A operação conjunta foi deflagrada pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em Minas Gerais e pela Polícia Militar, com apoio do Exército Brasileiro. Duas pessoas foram presas e conduzidas para a Polícia Federal em Uberlândia.
A operação ocorreu na terça-feira (13) e na quarta-feira (14) e partiu de uma denúncia recebida pela PM. Além de prejudicar as empresas que atuam regularmente no setor, o comércio ilegal de pneus traz risco para o consumidor, uma vez que o produto não passa por controle de qualidade e tampouco é certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
As mercadorias apreendidas, após os trâmites processuais regulares, são destinadas conforme legislação em vigor. Podem ser leiloadas, o que representa um retorno aos cofres públicos de parte dos tributos sonegados; ou incorporadas e doadas para outros órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos, promovendo a redução de gastos públicos.
Comentários do Facebook