Semana da Criança: Literatura infantil vive revolução inclusiva

Semana da Criança: Literatura infantil vive revolução inclusiva
“Maressa e os biscoitos da alegria”, lançamento da juiz-forana Ana Virgínia da Silva
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Autora juiz-forana Ana Virgínia da Silva conta a história de uma menina negra, Mary e Eliardo França preparam edição para autistas, e livreiro recomenda livros sobre etnias, deficiência física e bullying, além de publicações em Libras

 Tribuna     Por Fabiano Moreira

 

O mundo da literatura infantil atravessa uma verdadeira revolução temática no que diz respeito à inclusão e à diversidade. Protagonistas de etnias negra e indígena, crianças com deficiências e publicações com linguagem de sinais são algumas das apostas de um mercado em expansão, que deverá atingir US$ 12.522,6 milhões até 2031, segundo dados a About Business Research insights. Em Juiz de Fora, a dupla Mary e Eliardo França, que já lançou mais de 400 títulos infantis, prepara um livro para crianças com autismo, em parceria com o neurologista Adriano Miranda. Outra autora da cidade, Ana Virgínia da Silva, lançou o livro “Maressa e os biscoitos da alegria”, com uma protagonista negra que foi transformada em boneca de pano por uma aluna, Elienai Bacelar, e também está sendo comercializada.

“Sabemos que a literatura infantil desempenha um importante papel no desenvolvimento cognitivo, emocional,  criativo e social da criança. Apresentar personagens negros que vivenciam situações cotidianas que são parecidas com aquelas que nossas crianças vivem contribui para uma aproximação do leitor com a história. Apresentar personagens negros que são felizes, que promovem boas ações, que são protagonistas de suas histórias e que espalham bons sentimentos contribui para a desconstrução de esteriótipos negativos ou que apresentam somente as dores e os sofrimentos do povo negro. A população africana e afrodescendente é rica em cultura, culinária, histórias e, também, alegria e afeto”, conta a autora, que se prepara para lançar seu segundo livro, “O avô”.

Maressa e os biscoitos da alegria Ana Virginia da Silva

A autora Ana Virgínia da Silva

“O livro ‘Maressa e os biscoitos da alegria’ tem o objetivo de levar a criança a perceber que pode ser presença amiga, transmitir alegria e contagiar as pessoas a sua volta com as coisas boas que são feitas. Maressa faz biscoitos e, cada vez que presenteia alguém com seus dons, todos ficam muito felizes”, conta a autora, que comercializa o livro nas livrarias Autoria Casa de Cultura, no Grambery, Livraria Palavras e Ideias e Banca do Vasco, ambas no Centro, e no no Instagram.

A autora conta que teve a oportunidade de visitar 20 escolas da cidade, públicas e particulares, e perceber o afeto que a história proporciona. “Às vezes, quando eu chego nas escolas, as crianças já conhecem a história, narrada pelas professoras. Às vezes, as crianças escutam a história pela primeira vez, pela minha voz. E, em todos esses contatos com a história, eu vejo que Maressa favorece um clima de alegria, empatia, cuidado, afeto, amor. As meninas negras olham para a boneca Maressa e dizem: “Ela se parecesse comigo!”, “O cabelo dela é igual o meu!”, “Tia, a cor dela parece com sua cor!”, “A Maressa é muito linda, quero abraçá-la”, conta.

Arco Iris Livraria Gabriel Moreira

Sócio da rede de livrarias infanto-juvenis Arco-Íris, Gabriel Moreira, 33 anos, na loja do Norte Shopping. (Foto: Leonardo Costa)

Gabriel Moreira, 33 anos, é sócio-proprietário da encantada Arco-Íris Livraria, que tem lojas nos shoppings Norte e Indepedência e na Rua Halfeld. “Trabalho no setor desde 2006, o meu primeiro emprego foi em livraria. Hoje, a Arco-íris é focada em literatura infantojuvenil, sou apaixonado pelo setor. Hoje, há uma necessidade do mercado, das escolas e das prefeituras de ter esse material sobre acessibilidade e diversidade. As melhores obras são as mais sinceras, que contam uma história de vida”, relatou à Tribuna. Ele separou algumas dicas para os leitores da Tribuna.

Carolina Maria de Jesus (Vidas que inspiram)

Vidas que inpisram carolina de jesus

Todas as Fotos: Leonardo Costa

Carolina Maria de Jesus deixou alguns legados que sempre serão lembrados: o talento para a escrita e a força para sobreviver a cada dia da forma que podia. Este belíssimo livro ilustrado conta a história de uma grande mulher. Autora: Adriana de Almeida Navarro. Ilustrações: Bill Borges.

Tulu

Tulu

Tulu vive entre a floresta e o lavrado. Ele é amigo dos animais, das plantas e de toda a natureza que o cerca. Mas tudo começa a mudar quando as queimadas tomam conta da mata. Nesta história, Tulu vai descobrir que não são só os animais e a floresta que estão correndo perigo… Autor: Donaldo Buchweitz . Ilustrações: Carolina Nogueira

 

Junior e sua bota espacial

 

Junior e sua bota espacial

O livro cativa pela maneira como o personagem encara seus problemas. Os temas abordados são amizade, família, relação entre avô e neto, superação e inclusão. Autora: Rose Borges. Ilustrações: Anttonio Pereira

 

Perigoso!

Perigoso

“Perigoso!” é um best-seller do setor e aborda um assunto importante, o bullying. Bob, a toupeira macho, adora etiquetar as coisas. Então, um dia, ele encontra uma coisa muito estranha. Uma coisa escamosa. Uma coisa escamosa com dentes pontudos. Ahhh! Cuidado, Bob, com o jacaré. Autor e ilustrações: Tim Warnes

 

Contos clássicos extra LibrasCachinh9s dourados

Quando se fala em acessibilidade, o mercado ainda tem muito a andar em edições com audiodescrição. Mas a série Contos Clássicos Extra Libras tem um catálogo com as histórias mais tradicionais na Língua Brasileira de Sinais (Libras), como “Chapeuzinho Vermelho”, “Branca de Neve”, “A bela Adormecida”, “Rapunzel”, “O Lobo e os Sete Cabritinhos”, entre outros, tudo da editora Camelot.