Segunda edição do Minas Junina vai ter 'Comida de Frio' como tema para as festas juninas de 2024

Segunda edição do Minas Junina vai ter 'Comida de Frio' como tema para as festas juninas de 2024
Secretário de Cultura e Turismo anuncia segunda edição do Minas Junina Foto: Videopress Produtora
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Festas temáticas vão acontecer em mais de 300 cidades de Minas Gerais ao longo do próximo mês

O Tempo   Por Raquel Penaforte

 

Cerca de 3 milhões de pessoas devem viajar por Minas Gerais durante a segunda edição do Minas Junina, que acontece entre 1° e 31 de junho de 2024. O evento será composto por cerca de 450 festejos juninos previstos para acontecer no período em 300 municípios do Estado. Em Belo Horizonte, a programação será nos dias 28 a 31, no Arraiá da Liberdade, que inclui música, dança e gastronomia junina no Palácio da Liberdade.

O anúncio dos festejos foi feito nesta quarta-feira (29), pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) em coletiva para imprensa no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG).

"Na primeira edição, em 2023, recebemos 2,6 milhões de turistas no Estado. Para este ano, estimamos um crescimento de 20% no número de turistas",  disse a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Joseane de Souza.

Para este ano, o tema da festa será 'Comida do Frio', que são os pratos típicos da culinária mineira, derivados de milho e mandioca, que são reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, além de quentão, feito com cachaça, que também é um patrimônio cultural mineiro.

"É uma celebração e um reconhecimento da nossa gastronomia, nossa história e cultura. A cada ano, Minas está se consolidando no cenário nacional e internacional como um destino de frio. Essa semana, nós tivemos dois destinos que foram os mais frios, duas cidades que foram as mais frias  do país. Nós temos montanhas, nós temos um clima que tem muita aderência para que os turistas venham, não só em junho, nas festas juninas, mas também em julho, agosto até chegar setembro.  Temos também o acolhimento das cidades históricas, o nosso barroco, as cidades da Mantiqueira que tem uma beleza imensa. Então, Minas é a cozinha mineira e a comida de frio para receber bem as pessoas”, acrescentou o chefe da pasta Leônidas Oliveira

A programação completa dos festejos, que terá música, danças, folclore e gastronomia, ainda não foi divulgada na íntegra. O Arraiá da Liberdade, que também terá sua segunda edição, vai acontecer entre 28 e 31 de junho. Como no ano passado, a festa será nos jardins do Palácio da Liberdade.