Rio de Janeiro decreta estado de emergência por conta da dengue 6 dias antes do Carnaval

Rio de Janeiro decreta estado de emergência por conta da dengue 6 dias antes do Carnaval
Rio de Janeiro tem recorde de internações por causa da dengue Edu Kapps / SMS
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Capital do RJ registra 676 internações somente em janeiro

Itatiaia    Por  

 

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou nesta segunda-feira (5) estado de emergência de saúde pública por conta da dengue. Somente este ano, a cidade registrou 11 mil casos confirmados da doença. A taxa de incidência é de 160 casos por 100 mil habitantes. Em relação ao número de internações, a capital bateu recorde: 676 pacientes internados somente em janeiro.

Para conter o avanço da dengue, o município inicia nesta segunda-feira (5), a seis dias do começo oficial do Carnaval, um plano de contingência. Entre as medidas previstas está a abertura de dez polos de atendimento distribuídos por todo o município. O primeiro foi inaugurado nem Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, região onde há maior incidência de dengue na cidade. Os polos de atendimento contarão com uma equipe exclusiva para atender pacientes com dengue.

O plano de contingência prevê ainda a criação do Centro de Operações de Emergência com mais de 20 técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que atuarão no planejamento, organização e monitoramento das ações de enfrentamento à dengue; a dedicação de leitos para pacientes com dengue nos hospitais da rede municipal; o uso de carros fumacê nas regiões com maiores incidências e a entrada compulsória em imóveis fechados e abandonados.

O estado do Rio de Janeiro aparece na sétima posição do ranking, com 17.437 mil casos da doença em janeiro. O número é 12 vezes maior que o registrado em janeiro do ano passado. No estado foram confirmadas duas mortes este ano: uma mulher de 98 anos, em Itatiaia, no Sul Fluminense, e um homem de 33 anos, em Mangaratiba, na Região da Costa Verde.