Reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais celebra 60 anos da Campanha da Fraternidade

Reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais celebra 60 anos da Campanha da Fraternidade
Rafael Roberto da Fonseca (Movimento Nacional da População de Rua), Roberto Rubens da Silva (padre e vigário episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte), Padre João (deputado federal), Leleco Pimentel (deputado estadual PT/MG), Rodrigo Souza da Silva (padre e secretário-executivo do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB), Sérgio Fernando Pinho Tavares (vereador de Belo Horizonte), Claudenice Rodrigues Lopes (coordenadora da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Belo
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

 Por  Monalisa Lima   Igreja no Brasil

 

Na noite de 21 de março de 2024, a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais sediou uma reunião especial em homenagem à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. O evento foi organizado pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT) em parceria com o deputado federal padre João (PT) e teve como objetivo principal celebrar os 60 anos da Campanha da Fraternidade no Brasil.

O tema da Campanha deste ano, “Fraternidade e Amizade Social”, foi inspirado na carta encíclica do Papa Francisco, “Fratelli tutti” (outubro de 2020), e o lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs” no Evangelho de Mateus (Mt 23,8). A expressão “Fratelli tutti” significa “todos irmãos”, em referência ao cântico de São Francisco de Assis, que ressalta a importância da solidariedade, humildade e cuidado com o próximo e com o meio ambiente.

A solenidade contou com a presença do Padre Rodrigo Souza da Silva, Secretário Executivo da Regional Leste II da CNBB, que, na ocasião, representou a presidência do Regional, além de convidados do projeto “Juntos para Servir”.

Durante a reunião, foi ressaltada a urgência em superar os desafios relacionados à fome, destruição ambiental e violência contra a natureza. O apelo pela união, respeito mútuo e cuidado com o planeta ecoou forte, com chamados para a erradicação do ódio, violência, guerras, racismo e preconceito. A mensagem central foi baseada na ideia de que todos os seres humanos são parte de uma única família, a família humana, e que é imperativo cuidar e preservar o único planeta que temos como lar.

Fonte: Site do Regional Leste 2