Rebeca é ouro no solo e vira maior medalhista olímpica do Brasil

Rebeca é ouro no solo e vira maior medalhista olímpica do Brasil
Reuters/AHannah Mckay/Direitos Reservados
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ginasta conquista quarto pódio em Paris e o sexto na carreira

Por Lincoln Chaves - Repórter da EBC - São Paulo

 

A despedida de Rebeca Andrade da Olimpíada de Paris não poderia ser melhor. Nesta segunda-feira (5), a paulista conquistou a medalha de ouro na prova de solo, alcançando seu quarto pódio na capital francesa. Foi a sexta medalha olímpica dela, que se isolou como atleta brasileira mais laureada na história do evento, superando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, com quem a ginasta estava empatada.

 

Confederação Brasileira de Ginástica

@cbginastica

CAMPEÃ OLÍMPICA!!!!!!  Um ícone! Uma lenda! A MAIOR ATLETA OLÍMPICA DA HISTÓRIA DO BRASIL! Senhoras e senhores: REBECA ANDRADE!!!  Para coroar uma campanha ESPETACULAR em Paris 2024, a Rebe conquistou sua QUARTA medalha olímpica desta edição, a sexta no total! Dessa vez no solo! Ao som de Anitta e Beyoncé a nossa brasileira alcançou a nota 14.166 e levou a medalha de ouro !!!! PARABÉNS REBECA E SEU TREINADOR FRANCISCO! Vocês são INCRÍVEIS!!!!!! 

Imagem

10:32 AM · 5 de ago de 2024

Rebeca obteve 14.166 de nota em sua exibição, superando a favorita Simone Biles. A estadunidense - que, mais cedo, ficou fora do pódio da trave, assim como a brasileira - alcançou 14.133, sofrendo duas penalidades por pisar fora do tablado de competição. Mesmo assim, conseguiu a medalha de prata. O pódio foi completado por Jordan Chiles, também dos Estados Unidos, com 13.766.

A brasileira foi a segunda a se apresentar, ao som de uma combinação das músicas "End of Time", de Beyonce, e "Movimento da Sanfoninha", de Anitta. Ela recebeu 8.266 pela execução da série e mais 5.900 da nota de dificuldade das acrobacias. A comissão técnica pediu revisão desta última nota, sem sucesso. A pontuação total (14.166) de Rebeca foi melhor que as do individual geral (14.033) e da classificatória (13.900), mas inferior ao que atingiu na disputa por equipes (14.200).

As atenções, então, voltaram-se para Biles. Ela realizou a série mais complexa da final, com 6.900 de nota de dificuldade. No entanto, em duas acrobacias, pisou com os dois pés fora do tablado, o que diminuiu a nota de execução (7.833) e causou uma penalidade de 0.6. Rebeca ainda teve de aguardar as apresentações da romena Sabrina Maneca-Voinea e de Jordan Chiles para comemorar, emocionada, a vitória no solo.

Este foi o primeiro ouro de Rebeca em Paris. Ela já havia conquistado a prata no individual geral e no salto, além do bronze por equipes. Das finais que disputou, a brasileira não foi ao pódio somente na trave, ficando na quarta posição.

Paris 2024 Olympics - Artistic Gymnastics - Women's Floor Exercise Victory Ceremony - Bercy Arena, Paris, France - August 05, 2024.
Gold medallist Rebeca Andrade of Brazil celebrates on the podium with silver medallist Simone Biles of United States and bronze medallist Jordan Chiles of United States. REUTERS/Hannah Mckay

Reverência das atletas americanas para Rebeca Andrade. Foto: REUTERS/Hannah Mckay/Proibida reprodução

Edição: Cláudia Soares Rodrigues