Prefeito de cidade do Triângulo Mineiro é preso em flagrante por peculato
Marcos Roberto Estevam, conhecido como Markim, foi detido em operação da Polícia Civil de Minas Gerais
O Tempo Por Maria Clara Lacerda
O prefeito de Delta, no Triângulo Mineiro, foi preso em flagrante pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), nesta segunda-feira (16 de dezembro), acusado de peculato. Marcos Roberto Estevam (PNM), conhecido como Markin, foi detido em ação da operação Limpidius, sobre crimes contra a administração pública.
Conforme informações da PCMG, 20 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Delta e na cidade de Igarapava, no interior de São Paulo. Celulares e documentos relacionados à investigação foram apreendidos, mas sem detalhamento divulgado.
O crime de peculato, pelo qual Markin foi preso, trata da apropriação de bens públicos em benefício próprio ou de terceiros, por parte de um servidor público. A pena prevista para o delito é de reclusão entre 2 e 12 anos, além de multa.
Operação
A operação deflagrada nesta segunda é um desdobramento de outra, intitulada Cisvallegran, deflagrada pela PCMG em maio de 2022 para apurar casos de corrupção para lesar os cofres do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (Cisvalegran). Na ação, medidas cautelares foram cumpridas nas cidades mineiras de Uberaba e Delta, além das cidades paulistas de Ribeirão Preto e Guaíra.
Ainda segundo informações da PCMG, o caso segue em andamento, e os materiais apreendidos serão analisados.
Linha de sucessão
Com a prisão de Markin, a expectativa é de que o vice-prefeito Joaquim Lopes de Souza (PP) assuma a cadeira do Executivo até 31 de dezembro. A prefeita eleita Leriane Souza (PP), que obteve 56,6% dos votos na cidade, assume o posto no início de 2025.
A Prefeitura de Delta foi questionada sobre o caso e não se pronunciou até o momento. O espaço segue aberto.
Comentários do Facebook