Praça da Estação recebe serviço de coleta seletiva nesta quinta

Praça da Estação recebe serviço de coleta seletiva nesta quinta
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ação promove descarte correto de papel, plástico, vidro, metal, eletrônicos e óleo de cozinha usado

Fonte Tribuna de Minas

Nesta quinta-feira (7), a Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”. O evento acontece das 9h às 17h, e a população poderá descartar corretamente materiais sólidos recicláveis, como papel, plástico, vidro, metal e eletrônicos. Além disso, também será disposto um espaço destinado ao descarte do óleo de cozinha usado.

Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), 240 kg de material foram recolhidos na última edição da campanha. Além da gestão municipal, a “Coleta Seletiva na Praça” é realizada em parceria com Ascajuf, Apares, Alicer, Deus é Maior e União da Vitória – associações de catadores de materiais recicláveis da cidade. O objetivo do projeto, segundo a PJF, é gerar renda para as instituições e contribuir para a preservação do meio ambiente. Toda quinta-feira, a campanha está presente na Praça da Estação.

O que pode ser descartado

A PJF divulgou alguns dos itens que podem ser descartados na ação. Na categoria papel, poderão ser descartados folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina e embalagem Tetra Pak (caixinha de leite). Entre os itens de plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas PET, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes e material em PVC.

Itens de vidro como copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro também podem ser levados. Entre o metais: latinhas de alumínio, latas de aço, ferragens, esquadrias e arames. Eletrônicos como cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares e CDs poderão ser descartados no local. Além destes, o óleo de cozinha usado terá um espaço disponível para o descarte.

Dentre os cuidados recomendados, a PJF destacou a limpeza de embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite. Além disso, a melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos. Por fim, se o vidro estiver inteiro, não é necessário embalá-lo para descarte; se estiver quebrado, deve ser levado dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.