Por que o dia de São João é em 24 de junho? Veja essas e outras curiosidades sobre o primo de Jesus

Por que o dia de São João é em 24 de junho? Veja essas e outras curiosidades sobre o primo de Jesus
São João Batista São João Batista é comumente representado como criança Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

São João Batista é representado como criança e tem como símbolos o cordeiro, o cajado e a fogueira

Itatiaia     Por 

 

Desde a Antiguidade, os católicos celebram os feitos e a vida de São João Batista no dia 24 de junho. Mesmo com a data oficial, no calendário da Igreja Católica, sendo nesta segunda-feira (24), a festa costuma ocorrer na noite da véspera.

Segundo a Bíblia, São João Batista teria nascido exatamente seis meses antes de Jesus. A data para celebrar o santo é um evento raro, já que os católicos têm o costume de celebrar os santos na data de suas mortes.

João é filho de Isabel, que de acordo com as escrituras bíblicas, é prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, ele é considerado primo de Jesus.

Ele também foi responsável por batizar Jesus nas águas do rio Jordão, sendo o primeiro a enxergá-lo como profeta. Mais tarde, esse ritual tornou-se um dos mais importantes pilares do catolicismo.

São João Batista, geralmente, é retratado como uma criança por ter nascido meses antes de Jesus. Ele tem como representações o cordeiro, o cajado e a fogueira.

O cordeiro representa o próprio Jesus e o cajado é a ferramenta do pastor. Por sua vez, a fogueira tem relação com o momento do dia em que o santo nasceu e é o elemento simbólico que ilumina a humanidade.

Festa junina

No Brasil, as festas católicas se uniram à cultura de celebração da colheita da plantação e do final do tempo das chuvas, que ocorre no início do inverno, poucos dias antes do dia de São João. A celebração do santo se une às festas em homenagem a Santo Antônio e São Pedro, nos dias 13 e 29 de junho, formando a tríade dos santos juninos.

* Sob supervisão de Enzo Menezes