Por que o Cruzeiro chama de 'jogo oficial' confrontos da Copa Sul-Americana? Entenda

Por que o Cruzeiro chama de 'jogo oficial' confrontos da Copa Sul-Americana? Entenda
Patch do torneio precisa ser utilizado nas partidas Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Conmebol tem rígidos padrões sobre direitos de imagem de suas competições e patrocinadores

O Tempo Sports  Por Gabriel Moraes

 

O torcedor do Cruzeiro que acompanha o clube nas redes sociais já deve ter reparado um fato curioso em algumas postagens: dependendo da publicação, a Raposa trata os confrontos da Copa Sul-Americana como "jogo oficial". Mas por quê?

Tem a ver com as rígidas regras da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que protege os direitos de imagem de suas competições, bem como de seus patrocinadores. Uma mera publicação no Instagram que fuja dos padrões pode render sanções às equipes.

Conforme o capítulo 1.2.6 (Identidade da marca) do Manual de Clubes 2024, "é de suma importância utilizar os ativos da marca de forma correta para rápida conexão com os usuários e fortalecimento da identidade da CONMEBOL Sudamericana".

Sempre que o Cruzeiro, por exemplo, fazer alguma menção ao torneio, deve escrever exatamente desta forma: "CONMEBOL Sudamericana", além de incluir o símbolo (troféu) e o logotipo. Além disso, os patrocinadores precisam aparecer nas postagens.

"Caso os clubes ou associações-membros imprimam programas, pôsteres, folhetos publicitários, etc., ou publiquem informação em suas páginas da internet referente à CONMEBOL Sudamericana, deverão incluir em um lugar destacado o nome e logotipo oficial do mesmo, bem como os logotipos dos patrocinadores", informa o capítulo 1.2.6.3 (Programas/Pôsteres/Publicidade/Páginas web).

"É proibido incluir qualquer outra marca comercial que não corresponda à dos patrocinadores do Torneio. O espaço dedicado aos logos dos patrocinadores do Torneio não pode ser inferior a 20% da área total do programa, pôster ou folheto publicitário, etc", completa.

Cruzeiro

No caso do time brasileiro, a postagem "Programação Semanal", que informa o calendário da equipe, como treinos e jogos, é patrocinado pela Lavitan, da farmacêutica Cimed, que não é patrocinadora da Sul-Americana. Por isso, o Cruzeiro, para manter seu parceiro comercial, não detalha o compromisso internacional.

Os patrocinadores da CONMEBOL Sudamericana que precisam aparecer são: AmstelSportingbetCoca-ColaEA Sports FCMercado LivreMG Motors LATAM e Yeno Bank.