Polícia prende dois suspeitos de atear fogo na serra do Papagaio, em MG; veja valor de multa

Polícia prende dois suspeitos de atear fogo na serra do Papagaio, em MG; veja valor de multa
Vegetação está em chamas há cinco dias Foto: CBMMG / Divulgação whatsapp Participe do canal de O TEMPO no WhatsApp e receba as notícias do dia direto no seu celular
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Operação da Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou os criminosos; vegetação está queimando há cinco dias

Por Isabela Abalen O Tempo

A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) prendeu, nessa quinta-feira (12 de setembro), dois suspeitos de atear fogo no Pico do Papagaio, na Serra da Mantiqueira, na região Sul de Minas. A vegetação está em chamas há pelo menos cinco dias, segundo o Corpo de Bombeiros.

A denúncia de que o incêndio florestal foi provocado partiu de testemunhas de Baependi, uma das cidades que abrigam a vegetação do Pico do Papagaio. Um informante forneceu a identidade dos incendiários que estariam causando inúmeros focos de fogo na região.

A Serra do Papagaio é uma Unidade de Conservação (UC) e, após dias de incêndio, teve mais de cinco hectares de mata nativa degradados, causando prejuízos à biodiversidade do parque.

Os militares localizaram os suspeitos no bairro Congonhal de Cima. Eles foram conduzidos à delegacia e multados em R$ 29,5 mil cada um. Todas as atividades de uso alternativo do solo na vegetação protegida foram suspensas.

O incêndio na Serra do Papagaio

O Parque Estadual Serra do Papagaio está no quinto dia de incêndio consecutivo nesta sexta-feira (13 de setembro). Conforme o Corpo de Bombeiros, alguns dos focos de fogo estão no Ponto do Garrafão e na Serra da Careta. "Há diversos pontos com fogo dentro da mata e algumas linhas de fogo em campo aberto", descreve a corporação.

A Unidade de Conservação tem 22.917 hectares e está localizada na Serra da Mantiqueira, na região sul de Minas Gerais. Ela abrange os municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto.