Polícia Civil faz operação para proteger idosos

Polícia Civil faz operação para proteger idosos
Divulgação PCMG
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Ações preventivas e repressivas marcam o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, no próximo sábado

Por Sandra Zanella Tribuna de Minas 

O Núcleo de Atendimento ao Idoso (NAI) da Polícia Civil em Juiz de Fora desencadeia, nesta semana, a Operação Virtude 2024, com ações preventivas e repressivas no combate a crimes de violência contra pessoas da terceira idade. De segunda (10) a sexta-feira (14), o delegado responsável pelo NAI, Rodolfo Rolli, buscas dar mais agilidade aos inquéritos em tramitação e visita casas de repouso no município.

A semana foi escolhida para marcar o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado em 15 de junho. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, para chamar a atenção sobre a existência de violações aos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003), a violência contra o idoso é caracterizada por qualquer ação ou omissão que lhe cause morte, dano ou sofrimento, seja ele físico, psicológico ou patrimonial. Matéria publicada pela Tribuna no último domingo mostrou que a violência patrimonial chega a 40% das ocorrências contra idosos. O crime do falso funcionário de banco lidera a lista, segundo o delegado.

A Operação Virtude 2024 foi proposta pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. O NAI foi inaugurado em 2016 e funciona no terceiro piso do Santa Cruz Shopping.