Pism 2025: mais de 47 mil estudantes fazem provas neste fim de semana

Pism 2025: mais de 47 mil estudantes fazem provas neste fim de semana
(Foto: Leonardo Costa)
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Saiba o que pode e o que não pode na hora de prestar o vestibular da UFJF

 Tribuna    Por Bernardo Marchiori*

 

As provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2025) acontecem neste fim de semana. De acordo com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), responsável pelo vestibular, a expectativa é que, ao todo, mais de 47 mil estudantes do ensino médio façam as provas para ingressarem em um curso nos campi de Juiz de Fora ou Governador Valadares.

O vestibular será aplicado no sábado (14) e no domingo (15) em cinco diferentes cidades: Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Em entrevista à Tribuna, o coordenador Geral de Processos Seletivos (Copese), Diogo Tourino, destaca que a expectativa da UFJF é a melhor possível.

“É uma edição recorde do Pism no número de inscritos. Planejamos, desde o início do ano, com muita calma, a elaboração e a preparação das rotas, inscrições, ensalamento dos candidatos. A esperança é de que sejam bons dias de prova. Reforçamos que os estudantes se desloquem com calma, com atenção ao trânsito, e possam prestar o vestibular com segurança.”

Diogo também acrescenta que é feito um esquema especial de trânsito pela Prefeitura e dentro do campus. “A equipe de vigilância da UFJF trabalha para evitar transtornos. A central de atendimento também fica sempre atenta, orientando os candidatos. É um grupo muito grande de colaboradores envolvidos nos dias de aplicação, para que as provas sejam realizadas com sucesso”, finaliza.

sofia pism

(Foto: Arquivo pessoal)

Sofia Delgado Sagioro, de 17 anos, vai fazer a segunda prova do ciclo do Pism. Segundo ela, a experiência de prestar o vestibular no ano passado trouxe maior segurança. “Estou com a ansiedade normal de uma pessoa que se dedicou o ano inteiro para esse final de semana. Faço de tudo para amenizar esse sentimento, pois tenho certeza que, se ele estiver em excesso sobre mim, vai me atrapalhar na prova. Já separei todos os documentos necessários, o lanche, as canetas, fui ao local de prova para calcular o tempo que levo para chegar lá e conversei com meus pais sobre como faremos com horário”, conta.

Além disso, Sofia afirma que começar a fazer terapia a ajudou no processo. “Minha psicóloga me conhece muito bem, sabe meus pontos fortes e fracos. Acima de tudo, me ensina a entender meus próprios sentimentos e sensações – sobretudo aqueles gerados através de obstáculos que surgem no dia a dia. Assim, consigo me manter calma e resolver tranquilamente, como no caso da prova.”

maria eduarda pism

(Foto: Arquivo pessoal)

Maria Eduarda Gomes, que também faz a segunda prova do ciclo do Pism neste fim de semana, relata aflição nos últimos dias antes do vestibular. “Estou com muita ansiedade. Estou no triênio de 2023-2025 e meu sonho é cursar a Faculdade de Odontologia na UFJF. Vi a prova como uma oportunidade e estou me esforçando para fazer meu sonho se realizar.” A estudante conta, ainda, que faz cursinho para se preparar para o vestibular desde o início do ano. “Minhas expectativas estão altas e espero que dê tudo certo.”

Horários do Pism 2025

Os portões serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, sem tolerância para atrasos. Por isso, é fundamental planejar-se para chegar ao local com, no mínimo, uma hora de antecedência. O não comparecimento em qualquer um dos dois dias de prova resultará na eliminação do candidato, pois não haverá segunda chamada em nenhuma circunstância.

Após o fechamento dos portões às 13h, as provas terão início às 13h30. É obrigatório permanecer na sala por, no mínimo, uma 1h30. Importante destacar que não haverá extensão do tempo de prova, independentemente de afastamento temporário da sala, incluindo situações como atendimento médico. O exame será encerrado às 17h30 em ambos os dias.

Candidatos que solicitaram atendimento especial e tiveram o pedido deferido devem tratar diretamente com a organização do concurso para garantir os devidos ajustes.

Trânsito

Em Juiz de Fora, o trânsito costuma ser bastante intenso nos horários próximos às provas. Por isso, é altamente recomendável sair de casa com antecedência e planejar com cuidado o trajeto e o meio de transporte a ser utilizado.

O Campus da UFJF concentra o maior número de candidatos. Para aqueles que ainda não conhecem o local, é aconselhável realizar uma visita antecipada, já que os prédios das faculdades e institutos estão espalhados e podem ficar a uma distância considerável uns dos outros.

Na cidade, haverá também um esquema especial de ônibus para atender os 25.032 candidatos que vão fazer as provas. Veja as linhas extras nesse link.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) orienta aos motoristas que não circulem no entorno da UFJF e da Faculdade de Medicina, no Dom Orione, entre 11h e 13h30 do final de semana, caso não estejam transportando candidatos, para evitar retenção por longo tempo no trânsito.

Saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova

O que pode:

Comprovante de inscrição

Na área do candidato, o estudante deve conferir o local de prova e confirmar seus dados pessoais. Embora não seja obrigatório levar o comprovante no dia da prova, é recomendável imprimi-lo para consultas rápidas.

Bolsas e mochilas

No dia da prova, os fiscais indicarão o local apropriado em sala para guardar bolsas e mochilas.

Documentos

Os candidatos devem levar: documento de identificação oficial com foto; caneta esferográfica preta ou azul, de corpo transparente e régua transparente.

Serão aceitos como documento oficial de identificação, em formato impresso ou digital pelo site do Gov.br, desde que contenham foto, os seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Carteira de Trabalho (CTPS) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Candidatos que optarem pelo uso de documentos digitais deverão garantir acesso à internet para sua apresentação. Já para os candidatos que estiverem portando documento de identidade infantil emitido antes dos 10 anos, caso não seja possível fazer reconhecimento da pessoa pela foto, será necessário passar por identificação especial.

Lanche

A organização também permite levar alimentos de consumo rápido, líquidos em garrafas transparentes sem rótulo e medicamentos, caso necessário.

Celular

Celulares são permitidos, mas devem ser guardados desligados em embalagens fornecidas pelos fiscais. Se o aparelho emitir qualquer som durante a prova, o candidato será eliminado. A mesma regra vale para outros dispositivos eletrônicos.

O que não pode:

Segundo a UFJF, é proibida a utilização de óculos escuros, boné, chapéu, viseira ou gorro. É vedada também a utilização de lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen drives, aparelhos de mp3 ou similares, gravadores, relógios de qualquer tipo, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

O candidato que possuir cabelos compridos deve mantê-los presos durante a realização das provas, deixando as orelhas à vista.

Atenção com a folha de resposta

Neste ano, a folha de respostas será entregue na entrada das salas de aula e é o único documento utilizado para a correção das provas. Por isso, os estudantes devem ter cuidado redobrado com o preenchimento e a conservação do documento, já que não será possível substituí-lo em caso de erros cometidos pelo candidato.

Questões deixadas em branco, com mais de uma opção marcada ou com rasuras, serão anuladas no momento da correção. Por isso, é fundamental que os participantes sigam atentamente as orientações fornecidas pelos fiscais antes de preencher a folha de respostas.

 

*sob supervisão da editora Fabíola Costa