Operação prende 20 por garimpo ilegal em Taquaraçu de Minas

Além de ferramentas, ainda foram apreendidos 500 kg de quartzo extraídos ilegalmente pelos garimpeiros
Por José Vítor Camilo O Tempo
Uma operação da Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente terminou com 20 pessoas detidas, na última quinta-feira (30 de janeiro), em um garimpo ilegal flagrado na cidade de Taquaraçu de Minas, na região Central de Minas Gerais.
A operação, que contou o helicóptero Pegasus da corporação, aconteceu na zona rural do município, onde os moradores estavam sofrendo com a ação dos garimpeiros, que invadiam terras e cavavam buracos no solo em busca de pedras preciosas. Para garimpar, os suspeitos derrubavam cercas e, segundo as denúncias, entre eles estavam pessoas armadas.
Com isso, a operação foi montada e, após identificarem uma lavra em atividade, os militares adentraram por uma área de mata onde estavam dezenas de garimpeiros, que tentaram fugir. Apesar disso, os 20 suspeitos acabaram cercados e presos, sendo que três deles eram compradores e, consequentemente, fomentadores da extração ilegal.
Com os suspeitos foram apreendidos dois veículos, R$ 9,5 mil em dinheiro, 500 kg de quartzo e outras pedras semipreciosas, 18 celulares, 41 picaretas, 30 pás e 12 enxadas.
O garimpo no local configurava, ainda segundo a PM, crime de usurpação de bem mineral pertencente à união, além de diversos outros crimes ambientais. Com isso, foram feitas pela corporação 18 autos de infração contra os suspeitos.
Comentários do Facebook