“Na velhice não me abandones” é o tema do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

“Na velhice não me abandones” é o tema do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos
*Foto: Bruno Martins via Unsplash
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
  • Danielle Quinelato Igreja no Mundo
  • O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida divulgou, nessa quinta-feira (15), o tema escolhido pelo Papa Francisco para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado no dia 28 de julho. “Na velhice não me abandones” foi extraída do Salmo 71 e, de acordo com o prefeito do Dicastério, cardeal Kevin Farrell, nos convida a refletir que a solidão é o caminho e o destino de muitos idosos, que quando chegam a velhice são esquecidos, desvalorizados e abandonados.

    “Sou profundamente grato ao Santo Padre por ter escolhido como tema do IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos o versículo do Salmo 71: ‘Na velhice não me abandones’. É a ‘oração de um ancião’, que nos lembra que a solidão é uma realidade infelizmente difundida, que aflige muitos idosos, muitas vezes vítimas da cultura do descarte e considerados um fardo para a sociedade”, afirmou o cardeal.

    Desde a criação desta data, o Papa escolhe temas que se conversam a cada ano e que são um convite para olharmos os idosos com carinho, para que possamos promover a cultura do encontro, o intercâmbio entre as gerações, a partilha e a escuta. A pedido do Santo Padre, este é o ano dedicado à oração devido à preparação para o Jubileu da Igreja, em 2025, e, por este motivo, o tema escolhido para o IV Dia Mundial dos Avós e dos Idosos ganha um sentido ainda mais amplo, o de construir o “nós mais amplo da comunhão eclesial”, o de cumprir o amor falado no Evangelho. “É precisamente essa familiaridade, enraizada no amor de Deus, que supera toda forma de cultura do descarte e de solidão. As nossas comunidades, com a sua ternura e com uma atenção afetuosa que não esquece os seus membros mais frágeis, são chamadas a manifestar o amor de Deus, que nunca abandona ninguém”, ressaltou, ainda, o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

    Paróquias, dioceses, organizações associativas e comunidades eclesiais ao redor do mundo são convidados a se preparem para esta data, com iniciativas, ações, reflexões e encontros. Nos próximos meses, estará disponível no site www.laityfamilylife.va um kit pastoral específico de preparação.

    *Fontes: Vatican News, A12.com e Canção Nova