Janeiro Branco: confira onde encontrar apoio psicológico gratuito em Juiz de Fora
Serviços alcançam diferentes públicos e promovem democratização do suporte à saúde mental
Por Tribuna
Nos últimos anos, a discussão sobre a saúde mental tem ganhado cada vez mais visibilidade, destacando-se a importância de procurar apoio psicológico quando necessário. Este mês, inclusive, foi dedicado à campanha Janeiro Branco, que traz a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.
Visando ao bem estar mental, a ajuda especializada tem sido cada vez mais reconhecida como passo fundamental para a qualidade de vida, e indispensável para pessoas que enfrentam questões relacionadas à saúde mental.
Em Juiz de Fora, existem diversos serviços gratuitos. Tais iniciativas permitem que a população, independentemente da situação financeira, consiga encontrar o suporte necessário. A Tribuna reuniu alguns serviços disponíveis na cidade, confira:
Rede de Atenção Psicossocial
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por um conjunto de serviços e programas de saúde mental direcionado a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Juiz de Fora, o projeto envolve os setores da Atenção Primária à Saúde, a Atenção Especializada, a Rede de Urgência e Emergência e a Atenção Hospitalar. Isto significa que o cuidado em saúde mental poderá acontecer em diferentes pontos, conforme a atenção que o caso requer, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Convivência e Cultura, Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Urgência e Emergência do HPS; e Serviços Hospitalares conveniados.
A porta de entrada preferencial da rede é a UBS de referência do usuário ou o Consultório na Rua (em caso de pessoa em situação de rua) que acompanhará o caso e encaminhará, quando necessário, a um dos pontos da RAPS.
Os CAPS atendem casos mais complexos, de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e/ou em uso abusivo de álcool e outras drogas, através do encaminhamento das UBS. No CAPS o atendimento é focado na Atenção Psicossocial e a abordagem considera as dimensões psíquicas, sociais e culturais. Portanto, não se trata apenas de marcação de consulta médica, mas da construção conjunta de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) entre usuários dos serviços (“pacientes”) e os profissionais. Também são considerados os vínculos com familiares, amigos, o território em que vive, as condições de vida e outros fatores que afetam a saúde e o adoecimento.
Os serviços do CAPS contam com profissionais da enfermagem, serviço social, psicologia, medicina, atendimento ao público, administrativo, limpeza e portaria. Os atendimentos podem envolver ações dentro do CAPS (prioritariamente através de grupos e oficinas terapêuticas) ou extra CAPS (promovendo acesso a trabalho, lazer, esporte, outros serviços de saúde etc).
Horários e endereços dos serviços de atendimento psicológico em Juiz de Fora. (Tabela: PJF)
- Observações: Região rural: Consultas marcadas pela UBS de referência no ambulatório de psiquiatria do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. Departamento de Saúde Mental/SSAS/SS/PJF: (32) 3690-7184 / 3690-7797
Atendimento Psicológico no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF
O Centro de Psicologia Aplicada da UFJF (CPA) oferece atendimento clínico psicoterápico individual e em grupo, avaliações psicológicas, orientações vocacional e profissional, e projetos de extensão coordenados por professores e pesquisadores da UFJF. O endereço é Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, ICH – Bloco C – São Pedro e o número e e-mail para contato são (32) 2102-3121 e cpa.psicologia@ufjf.br. Veja os grupos e projetos do CPA:
- Grupo de tímidos: Terapia cognitivo-comportamental para ansiedade social. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do CPA, para entrar na fila de espera para o atendimento. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e não estar em terapia no momento.
- Álcool e saúde: Intervenção para homens com problemas de uso de álcool. Para participar, o usuário deve entrar em contato com o centro e se inscrever, deixando o nome e telefone para contato.
- Clarices: Atendimento para mulheres usuárias de álcool e outras drogas. Para entrar na lista de espera, é necessário o contato direto com a secretaria, além de ter mais de 18 anos.
- Ambulatório trans: Suporte psicológico para o público transgênero. Para participar, também é preciso um contato direto com a secretaria do CPA. Em caso de menor de idade, o mesmo deve ser realizado por um responsável legal, que, além disso, deve comparecer em uma primeira entrevista.
- Intervenção neuropsicológica: Apoio a crianças com dificuldades de leitura e escrita. Poderão participar as crianças que forem encaminhadas ao CPA com queixas de dificuldade de aprendizagem e que forem selecionadas após uma avaliação inicial, conforme lista de espera.
- Homens autores de violência doméstica: Grupos de reflexão de homens que tiveram episódio de violência contra a mulher e a família. Apenas participam homens encaminhados pelo Poder Judiciário de Juiz de Fora.
Clínicas Universitárias
Existem, ainda, clínicas vinculadas a instituições de ensino que oferecem atendimentos gratuitos ou com a cobrança de um preço simbólico. As consultas são realizadas por estudantes de psicologia, supervisionados por seus respectivos professores.
- Clínica de Psicologia do UniAcademia
Oferece psicoterapia individual, orientação profissional, e grupos de apoio com um custo simbólico de R$ 10 por sessão. O endereço é no Centro Universitário Academia (UniAcademia), na Rua Halfeld 1179 (3º andar do prédio do UniAcademia) Os números para contato são: (32) 3250-3800 e, para WhatsApp, (32) 99172-7515. O horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 14h e das 14h às 20h e sexta, das 8h às 12h. Para acessar os serviços, é necessário agendar uma entrevista de triagem inicialmente. Por ser uma clínica-escola, durante os períodos de férias acadêmicas, não são realizados atendimentos. Os agendamentos de triagem para 2025 terão início em março. - Núcleo de Psicologia Aplicada da Universo (NPA Universo)
O NPA Universo oferece atendimento psicoterapêutico para adolescentes, crianças e famílias. O endereço é Avenida dos Andradas 731, Morro da Glória. O contato deve ser feito por meio do número (32) 3311-9917, e os atendimentos são de segunda a sexta, de 9h30 à 17h30 e, aos sábados, de 8h30 à 12h, sendo realizados somente durante o ano letivo (de março a junho e de agosto a novembro). - Estácio: psicologia para todos
O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realiza mais de uma média de 1000 atendimentos a cada semestre. As vagas oferecidas são para atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição no Link que será divulgado no início do mês de março no perfil no curso no Instagram. Mas é preciso ficar atento, pois a procura é muito grande, e as 50 vagas acabam em 1 hora. - Estácio: psicologia para mulheres
As mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto de extensão “ Mulheres Empreendedoras e Empoderadas”, mantido pela Estácio, têm à disposição acompanhamento psicológico gratuito, com foco para questões ligadas ao mundo do trabalho.
O acompanhamento, que pode ser feito individualmente ou em grupo, garante a oportunidade de atender essas mulheres e esclarecer suas prioridades e/ou como elas podem dosar a entrega para cada atividade que desempenham. As informações podem ser obtidas na página do projeto @empreendedorasestaciojf.
Comentários do Facebook