Janeiro Branco: confira onde encontrar apoio psicológico gratuito em Juiz de Fora

Janeiro Branco: confira onde encontrar apoio psicológico gratuito em Juiz de Fora
Apoio Psicológico/Pexels
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Serviços alcançam diferentes públicos e promovem democratização do suporte à saúde mental

Por Tribuna

 

Nos últimos anos, a discussão sobre a saúde mental tem ganhado cada vez mais visibilidade, destacando-se a importância de procurar apoio psicológico quando necessário. Este mês, inclusive, foi dedicado à campanha Janeiro Branco, que traz a conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde mental.

Visando ao bem estar mental, a ajuda especializada tem sido cada vez mais reconhecida como passo fundamental para a qualidade de vida, e indispensável para pessoas que enfrentam questões relacionadas à saúde mental.

Em Juiz de Fora, existem diversos serviços gratuitos. Tais iniciativas permitem que a população, independentemente da situação financeira, consiga encontrar o suporte necessário. A Tribuna reuniu alguns serviços disponíveis na cidade, confira:

Rede de Atenção Psicossocial

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é composta por um conjunto de serviços e programas de saúde mental direcionado a pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Juiz de Fora, o projeto envolve os setores da Atenção Primária à Saúde, a Atenção Especializada, a Rede de Urgência e Emergência e a Atenção Hospitalar. Isto significa que o cuidado em saúde mental poderá acontecer em diferentes pontos, conforme a atenção que o caso requer, tais como: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Convivência e Cultura, Consultório na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Urgência e Emergência do HPS; e Serviços Hospitalares conveniados.

A porta de entrada preferencial da rede é a UBS de referência do usuário ou o Consultório na Rua (em caso de pessoa em situação de rua) que acompanhará o caso e encaminhará, quando necessário, a um dos pontos da RAPS.

Os CAPS atendem casos mais complexos, de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes e/ou em uso abusivo de álcool e outras drogas, através do encaminhamento das UBS. No CAPS o atendimento é focado na Atenção Psicossocial e a abordagem considera as dimensões psíquicas, sociais e culturais. Portanto, não se trata apenas de marcação de consulta médica, mas da construção conjunta de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) entre usuários dos serviços (“pacientes”) e os profissionais. Também são considerados os vínculos com familiares, amigos, o território em que vive, as condições de vida e outros fatores que afetam a saúde e o adoecimento.

Os serviços do CAPS contam com profissionais da enfermagem, serviço social, psicologia, medicina, atendimento ao público, administrativo, limpeza e portaria. Os atendimentos podem envolver ações dentro do CAPS (prioritariamente através de grupos e oficinas terapêuticas) ou extra CAPS (promovendo acesso a trabalho, lazer, esporte, outros serviços de saúde etc).

JF

Horários e endereços dos serviços de atendimento psicológico em Juiz de Fora. (Tabela: PJF)

  • Observações: Região rural: Consultas marcadas pela UBS de referência no ambulatório de psiquiatria do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus. Departamento de Saúde Mental/SSAS/SS/PJF: (32) 3690-7184 / 3690-7797

Atendimento Psicológico no Centro de Psicologia Aplicada da UFJF 

Centro de Psicologia Aplicada da UFJF (CPA) oferece atendimento clínico psicoterápico individual e em grupo, avaliações psicológicas, orientações vocacional e profissional, e projetos de extensão coordenados por professores e pesquisadores da UFJF. O endereço é Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Universitário, ICH – Bloco C – São Pedro e o número e e-mail para contato são (32) 2102-3121 e cpa.psicologia@ufjf.br. Veja os grupos e projetos do CPA:

  • Grupo de tímidos: Terapia cognitivo-comportamental para ansiedade social. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do CPA, para entrar na fila de espera para o atendimento. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e não estar em terapia no momento.
  • Álcool e saúde: Intervenção para homens com problemas de uso de álcool. Para participar, o usuário deve entrar em contato com o centro e se inscrever, deixando o nome e telefone para contato.
  •  Clarices: Atendimento para mulheres usuárias de álcool e outras drogas. Para entrar na lista de espera, é necessário o contato direto com a secretaria, além de ter mais de 18 anos.
  • Ambulatório trans: Suporte psicológico para o público transgênero. Para participar, também é preciso um contato direto com a secretaria do CPA. Em caso de menor de idade, o mesmo deve ser realizado por um responsável legal, que, além disso, deve comparecer em uma primeira entrevista.
  • Intervenção neuropsicológica: Apoio a crianças com dificuldades de leitura e escrita. Poderão participar as crianças que forem encaminhadas ao CPA com queixas de dificuldade de aprendizagem e que forem selecionadas após uma avaliação inicial, conforme lista de espera.
  • Homens autores de violência doméstica: Grupos de reflexão de homens que tiveram episódio de violência contra a mulher e a família. Apenas participam homens encaminhados pelo Poder Judiciário de Juiz de Fora.

Clínicas Universitárias

Existem, ainda, clínicas vinculadas a instituições de ensino que oferecem atendimentos gratuitos ou com a cobrança de um preço simbólico. As consultas são realizadas por estudantes de psicologia, supervisionados por seus respectivos professores.

  • Clínica de Psicologia do UniAcademia
    Oferece psicoterapia individual, orientação profissional, e grupos de apoio com um custo simbólico de R$ 10 por sessão. O endereço é no Centro Universitário Academia (UniAcademia), na Rua Halfeld 1179 (3º andar do prédio do UniAcademia) Os números para contato são: (32) 3250-3800 e, para WhatsApp, (32) 99172-7515. O horário de atendimento é de segunda a quinta, das 8h às 14h e das 14h às 20h e sexta, das 8h às 12h. Para acessar os serviços, é necessário agendar uma entrevista de triagem inicialmente. Por ser uma clínica-escola, durante os períodos de férias acadêmicas, não são realizados atendimentos. Os agendamentos de triagem para 2025 terão início em março.
  • Núcleo de Psicologia Aplicada da Universo (NPA Universo) 
    NPA Universo oferece atendimento psicoterapêutico para adolescentes, crianças e famílias. O endereço é Avenida dos Andradas 731, Morro da Glória. O contato deve ser feito por meio do número (32) 3311-9917, e os atendimentos são de segunda a sexta, de 9h30 à 17h30 e, aos sábados, de 8h30 à 12h, sendo realizados somente durante o ano letivo (de março a junho e de agosto a novembro).
  • Estácio: psicologia para todos
    O Centro Universitário Estácio Juiz de Fora realiza mais de uma média de 1000 atendimentos a cada semestre. As vagas oferecidas são para atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos.  Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição no Link que será divulgado no início do  mês de março  no perfil no curso no Instagram. Mas é preciso ficar atento, pois a procura é muito grande, e as 50 vagas acabam em 1 hora.
  • Estácio: psicologia para mulheres
    As mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pelo projeto de extensão “ Mulheres Empreendedoras e Empoderadas”, mantido pela Estácio, têm à disposição acompanhamento psicológico gratuito, com foco para questões ligadas ao mundo do trabalho.
    O acompanhamento, que pode ser feito individualmente ou em grupo, garante a oportunidade de atender essas mulheres e esclarecer suas prioridades e/ou como elas podem dosar a entrega para cada atividade que desempenham. As informações podem ser obtidas na página do projeto @empreendedorasestaciojf.