Hugo Calderano vence e garante o Brasil em semifinal inédita em Olimpíadas

Hugo Calderano vence e garante o Brasil em semifinal inédita em Olimpíadas
Hugo Calderano no tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris Foto: Alexandre Loureiro/COB - @alexandreloureiroimagens
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

No duelo das semifinais, Hugo Calderano, que é o número 6 do mundo, enfrentará o vencedor do confronto entre o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial

O Tempo  Sports  Por Bárbara Ribeiro

 

Hugo Calderano venceu o sul-coreano Jang Woo-jin, por 4 sets a 0 e garantiu o Brasil na semifinal do tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris 2024. Com o resultado, o brasileiro conseguiu superar sua antiga marca - quartas de final em Tóquio -  e garantiu um feito histórico para o país nos Jogos Olímpicos.  As parciais foram de 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6.

No duelo das semifinais, Hugo Calderano, que é o número 6 do mundo, enfrentará o vencedor do confronto entre o sueco Truls Moregard, 26º do ranking mundial, e o egípcio Omar Assar, 22º do mundo. O confronto válido pela semifinal será nesta sexta-feira (2).

‘‘Sentimento é de muita felicidade em levar o tênis de mesa para um patamar tão alto nos Jogos Olímpicos. Mas logo em seguida já vem o sentimento de ‘vamos para o título’. Sei que ainda tenho dois jogos, ganhando ou perdendo, então tenho que manter o foco. Hoje o jogo foi mais cedo, então vou aproveitar, digerir essa classificação à semifinal e me preparar para a partida de amanhã. Estou muito feliz, por todos que me apoiam e por todos no ginásio que me mandaram energia e pelo carinho de sempre’’, comemorou Hugo Calderano, ao Sportv.


O JOGO

Hugo Calderano é o numero 6 do ranking mundial ITT/REPRODUÇÃO


Na mesa para o jogo mais importante da carreira, Hugo Calderano não poderia ter um início melhor no duelo contra o sul-coreano Jang Woo-jin. Ao contrário do desafio anterior, o brasileiro contava com o apoio de grande parte da torcida presente na Arena 4 Paris Sul. Assim, o primeiro set não demorou a ser definido pelo número seis do ranking mundial: 11 a 4.

O adversário deu um pouco mais de trabalho no segundo set e até teve a liderança no início do game. No terceiro ponto, Hugo emplacou uma sequência de quatro pontos, mas Woo-jin logo igualou. Mas Calderano mais uma vez não deu chances ao oponente e fechou o segundo set com a parcial de 11 a 7.

Dominante na mesa, o atleta brasileiro não dava indícios que permitiria a classificação de seu adversário e o terceiro set também não pareceu um grande desafio. Com a parcial de 11 a 5, três a zero para o Brasil.

Precisando de apenas mais um set para fazer história em Paris, Calderano viu o sul-coreano indo para o tudo ou nada. Mas nada foi o suficiente para parar o ídolo brasileiro. Hugo fechou o jogo com 11 a 6 e garantiu sua vaga na semifinal.