HU passa a oferecer tratamento de hemodiálise por meio de hemofiltração on-line

HU passa a oferecer tratamento de hemodiálise por meio de hemofiltração on-line
O nefrologista Paulo Suassuna com a paciente Cláudia dos Santos Medeiro durante sessão de hemodiálise em novas máquinas (Foto: Divulgação/UFJF)

Tecnologia filtra o sangue dos pacientes de forma mais minuciosa e reduz efeitos colaterais comuns das sessões de hemodiálise, como hipotensão, cãibras e fadiga 

Por Tribuna

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passará a oferecer o tratamento de hemodiálise por HemoDiaFiltração-HDF on-line, sendo um dos poucos hospitais públicos do país a disponibilizar essa tecnologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento filtra o sangue dos pacientes de forma mais minuciosa do que a hemodiálise convencional, proporcionando benefícios para quem sofre de insuficiência renal crônica.

De acordo com o médico nefrologista Paulo Suassuna, responsável técnico da Terapia Renal Substitutiva do HU-UFJF, a HDF-on-line combina dois métodos de diálise: a difusão da hemodiálise convencional e a convecção da hemofiltração. “Estudos demonstram que esse método é mais eficaz na remoção de toxinas maiores e substâncias que podem causar problemas de saúde. A modernização do parque de máquinas vai resultar em tratamentos mais eficazes e maior qualidade de vida para os pacientes.”  

Além de melhorar a eliminação de toxinas, a nova tecnologia também reduz efeitos colaterais comuns das sessões de hemodiálise, como hipotensão, cãibras e fadiga, tornando o tratamento mais confortável e seguro para os pacientes, como explica o especialista. A partir dessa modernização, os resultados clínicos também melhoram. “Sentir-se bem tratado, com acesso a serviços modernos, contribui para a adesão ao tratamento e para o bem-estar emocional dos pacientes.”

Investimento

O investimento para a implantação da tecnologia foi de R$ 2.292.804,12. O recurso foi objetido a partir de uma emenda parlamentar da deputada federal Ana Pimentel (PT). De acordo com a UFJF, o valor possibilitou a aquisição de 37 novos equipamentos, sendo quatro unidade de hemodiálise intermitente por hemofiltração (HDF), quatro unidades de sistema de osmose reversa portátil para hemodiálise e 29 unidades de unidade de hemodiálise intermitente convencional (HD).

Segundo a UFJF, a tecnologia da HDF on-line tende a gerar economia a longo prazo. “Ao reduzir complicações e internações hospitalares, o novo equipamento otimiza o uso de recursos do hospital e do próprio SUS, garantindo um tratamento mais eficiente e humanizado para a população de Juiz de Fora e região.”

O superintendente do HU-UFJF, Dimas Araújo, afirma que a aquisição possibilita qualificar a assistência e o cuidado aos 130 pacientes que estão em tratamento hoje no hospital. “Permite também a melhoria do ensino para os nossos residentes e alunos e, com isso, nós temos um serviço extremamente qualificado para os próximos anos.”