Hora de Milito desarmar mais uma bomba: nossa meiuca

Hora de Milito desarmar mais uma bomba: nossa meiuca
Gabriel Milito tem um desafio: escolher o melhor substituto pra Bernard amanhã Foto: PEDRO SOUZA / ATLETICO
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Bernard ainda não jogou o que pode, mas lesão do camisa 20 deixa um buraco no setor criativo do time; e agora?

O Tempo Sports    Por Guilherme Frossard

 

Há duas semanas, neste mesmo espaço, escrevi sobre uma bomba que Milito teria que desarmar na Libertadores: a lateral direita atleticana sem Saravia. Fuchs foi usado por ali no Rio: não funcionou e tomamos um gol por aquele lado. Na volta contra o Flu, o antídoto perfeito foi encontrado: Lyanco jogou muito, o Galo classificou. Superada a primeira emergência, Milito tem mais uma pela frente. A segunda bomba a ser desarmada é o meio-campo criativo pro jogo de amanhã, contra o Vasco.

Bernard não vive grande fase desde que voltou, é verdade, mas está acostumado a jogar ali. Sabe se movimentar, tem facilidade nas associações e tem qualidade pra servir os atacantes. Sem ele, quem vai ocupar aquela função? Igor Gomes seria a substituição óbvia, mas, na minha visão, Igor Gomes está para Bernard assim como Mariano está para Saravia: é o reserva imediato, mas não oferece ao treinador a confiança suficiente para que ele siga pelo caminho mais fácil.

Assim como na situação da “bomba número 1”, Milito deve partir pra uma improvisação. Rubens, jogando numa segunda linha, é minha opção preferida. Entendo que seria uma boa dobradinha com Guilherme Arana pela esquerda e daria volume (ofensivo e defensivo) ao time. É uma alternativa, mas não a única. Vale lembrar que Fausto Vera e Deyverson não podem jogar a Copa do Brasil pelo Galo.

Vargas pode jogar pelo meio, com Paulinho mais à esquerda. O camisa 10 também tem condições de fazer a função inerente ao número que ostenta, jogando por dentro, com o chileno completando o ataque ao lado de Hulk. Scarpa por dentro e Hulk de ponta pela direita também pode funcionar, ou até a entrada de Palacios pelo lado direito, com Scarpa sendo ponta pela esquerda (como foi em parte do jogo contra o Flu). São várias alternativas, mas só um responsável por escolher a melhor delas.

Confio em Milito. Muito. Ninguém imaginava que a gente eliminaria o Fluminense tendo Hulk de ponta, Scarpa na esquerda e Deyverson de centroavante. Mas foi o que o Milito treinou como alternativa pra mudar o jogo, e deu certo. Você certamente tem a sua preferência entre as opções que citei. Ou até uma solução que nem está entre as listadas, mas lembre-se: ninguém tem mais elementos pra tomar essa decisão que nosso treinador.

É ele quem treina esse time todos os dias há sete meses. Sabe melhor que todos nós o que cada um dos atletas que citamos pode entregar. Ainda assim, evidentemente, pode errar. Na tentativa de desarmar a bomba anterior, cortou um fio errado (Fuchs) antes de achar o certo (Lyanco). Faz parte. Desarmou a tempo.

Desta vez, fica a torcida pra que acerte já de primeira. Um bom resultado na Arena MRV é essencial pra gente buscar essa vaga. Não esperem moleza. O Vasco vai dar muito trabalho. Mas nós também vamos.

Pra cima deles, Galo! Saudações!