Feriado de 4 de julho: confira curiosidades sobre a comemoração da Independência dos Estados Unidos

Feriado de 4 de julho: confira curiosidades sobre a comemoração da Independência dos Estados Unidos
Imagem ilustrativa I Bandeira dos Estados Unidos Grelhados, piqueniques, festivais, desfiles: eventos são realizados em sua homenagem em todo o país Banco de Imagens I Pixabay
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

É tradicional que os estadunidenses façam churrascos, comam muito cachorro-quente e soltem fogos de artifício

 Itatiaia

No dia 4 de julho comemora-se o Dia da Independência dos Estados Unidos em uma festa tradicional marcada pelo patriotismo, presença massiva das cores da bandeira, muito cachorro-quente e fogos de artifício. A data celebra a Declaração de Independência, que foi adotada pelo Congresso Continental dois dias após uma votação sobre a separação do Reino Unido.

Confira uma série de curiosidades sobre algumas das tradições da Independência estadunidense:

Por que celebrar com cachorro-quente?

Diferentemente do cachorro-quente preparado no Brasil, com molho de tomate, nos EUA, o prato faz parte do cardápio do churrasco, e a salsicha é preparada na grelha. No feriado do ano passado, os americanos consumiram, pelo menos, 150 milhões de cachorros-quentes, de acordo com o Conselho Nacional de Cachorro-Quente e Salsicha. Desde o final do século XIX, o prato se popularizou no país e acabou virando uma condição sine-qua-non para o churrasco de 4 de julho.

Para se ter uma noção da dimensão da tradicionalidade, acontece um concurso famoso internacionalmente chamado Nathan’s Hot Dog Eating Contest, em que os competidores disputam quem como mais cachorros-quentes em dez minutos, sem vomitar. O youtuber brasileiro Ricardo Corbucci, conhecido como “Corbucci Eats” participou da edição deste ano.

Leia também:

Fogos de artifício para comemorar

Por lá, os fogos não aparecem somente na celebração do Ano Novo, e até mais marcante a presença dos fogos de artifício no feriado de 4 de julho. Para celebrar a data, os estadunidenses importaram mais de 100 toneladas de fogos de artifício de exibição em 2017, de acordo com a Associação Americana de Pirotecnia. A tradição remete a 1777, um ano depois que a Independência foi declarada. Naquele ano, uma celebração na Filadélfia incluiu 13 fogos de artifício disparados na Câmara dos Comuns em homenagem às 13 colônias.

Outras tradições adotadas em ocasião da Independência

Além do cachorro-quente, outros alimentos também são preparados na grelha, já que o churrasco também é tradicional na data, que marca a época do ano de tirar a poeira da churrasqueira. Além disso, também é comum ver piqueniques, festivais e desfiles por todo o país. A cidade de Atlanta, na Geórgia, tem uma particularidade: uma corrida de 10km, que é a maior do mundo, na AJC Peachtree Road Race.

*Sob supervisão de Felippe Drummond