EUA emitem alerta de urgência sobre possível defeito em aviões da Boeing

EUA emitem alerta de urgência sobre possível defeito em aviões da Boeing
Algumas unidades do Boeing 737 podem ter problemas, afirma órgão dos EUA. Imagem ilustrativa Foto: Tiago Antunes Sales/Pexels/Reprodução
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp
Receba as notícias do MCM Notícias MG no Whatsapp

Conselho Nacional de Segurança nos Transportes identificou problemas em sistema de direcionamento das aeronaves

O Tempo    Por Agências

 

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) emitiu, na quinta-feira (26/09), recomendações urgentes de segurança para a Boeing e para a Administração Federal de Aviação (FAA), em resposta à possibilidade de um sistema de controle de leme bloqueado ou restrito em alguns aviões 737. Esse controle é responsável pelo movimento de guinada e pelo direcionamento das aeronaves.

O NTSB está investigando um incidente ocorrido em 6 de fevereiro de 2024, no qual os pedais do leme de um Boeing 737-8 da United Airlines ficaram "presos" em sua posição neutra durante a rolagem de pouso no Aeroporto Internacional Newark Liberty, em Nova Jersey.

Os investigadores do NTSB testaram um dos componentes de controle do leme do avião do incidente: um atuador de orientação de rollout, da fabricante Collins Aerospace. Quando o atuador do incidente e uma unidade idêntica de outro avião foram testados em um ambiente frio, seus funcionamentos foram significativamente comprometidos.

A Collins notificou a Boeing que mais de 353 atuadores entregues à fabricante de aeronaves desde fevereiro de 2017 foram afetados por essa condição.

 

(Estadão Conteúdo)